ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas.

Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos

é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada um 

com sua teoria e opinião. É praticamente impossível definir como será a volta do

Senhor e os demais acontecimentos dos últimos dias. São os mistérios do Senhor! 

A seguir, transcrevo as principais correntes defendidas pelos teólogos.

 

Os assuntos são:


I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
II- O ARREBATAMENTO DA IGREJA
III- A TRIBULAÇÃO
IV- O MILÊNIO
V- OS JUÍZOS FUTUROS
VI- AS RESSURREIÇÕES

I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

A. Posição Pós-milenista.
 

1- Significado:
A segunda vinda de Cristo se dará depois do milênio.
2- Ordem dos acontecimentos:
A parte final da Era da Igreja (i.e.. Os seus últimos mil anos) é o Milênio,

que será uma época de paz e abundância promovida pelos esforços da igreja.

Depois disso, Cristo virá. Seguir-se-á então uma

ressurreição generalizada,

e depois desta um juízo geral e a eternidade.
3- Método de interpretação:
A interpretação pós-milenista é amplamente espiritualizada no que tange

a profecia.

Apocalipse 20, todavia,

será cumprido num reino terreno, estabelecido pelos esforços da igreja.
 

B. Posição Amilenista
 

1- Significado:
A Segunda vinda de Cristo se dará no fim da época da igreja e não existe

um Milênio na Terra. Estritamente falando,

os amilenistas crêem que a presente condição dos justos no céu é o

Milênio, e que não há ou haverá um Milênio terrestre.

Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre os corações do

crentes como se fosse o Milênio.

2- Ordem dos acontecimentos:
A Era da Igreja terminará num tempo de convulsão, Cristo voltará, haverá

ressurreição e juízo gerais e, depois, a eternidade.

3- Método de interpretação:
A interpretação amilenista espiritualiza as promessas feitas a Israel com

nação, dizendo que são cumpridas na Igreja.

De acordo com esse ponto de vista, Apocalipse 20 descreve a cena

das almas nos céus durante o período entre a primeira

e a segunda vinda de Cristo.

C. Posição Pré-milenista.
 

1- Significado:
A segunda vinda de Cristo acontecerá antes do Milênio.
2- Ordem dos acontecimentos:
A Era da Igreja termina no tempo da Tribulação, Cristo volta à Terra,

estabelece e dirige seu reino por 1.000 anos,

ocorrem a ressurreição e o juízo dos não-salvos, e depois vem a eternidade.
3- Método de interpretação:
O pré-milenismo segue o método de interpretação normal, literal,

histórico-gramatical. Apocalipse 20 é entendido

literalmente.
4- A questão do arrebatamento:
Entre os pré-milenistas não há unanimidade quanto ao tempo em

que vai ocorrer o arrebatamento.

 

II. O ARREBATAMENTO

A- A Ocasião do Arrebatamento:

Pós-milenistas e amilenistas vêem o arrebatamento da igreja no final desta era e

simultâneo com a segunda vinda de Cristo.

Entre os pré-milenistas, há vários pontos de vista.

1. Arrebatamento pré-tribulacional:

A- Significado
:

O arrebatamento da Igreja (i.e., a vinda do Senhor nos ares para os Seus santos)

ocorrerá

antes que comece o período

de sete anos da tribulação. Por isso, a Igreja não passará pela Tribulação, segundo

este ponto de vista.


B- Provas citadas:

-A promessa de ser guardada (fora) da hora da provação. (Ap 3.10)
-A remoção do aspecto de habitação no ministério do Espírito Santo exige

necessariamente

a remoção dos crentes. (2Ts 2)
-A tribulação é um período de derramamento da ira de Deus, da qual a

Igreja já está isenta. (Ap 6.17, cf. 1Ts 1.10; 5.9)

-O arrebatamento só pode ser iminente se for pré-tribulacional.   

(1Ts 5.6)

2. Arrebatamento mesotribulacional:

A- Significado:

O arrebatamento ocorrerá depois de transcorridos três anos e meio do período

da tribulação.

B- Provas citadas:

-A última trombeta de 1Co 15.52 é a sétima trombeta de Apocalipse 11.15, que soa na

metade da tribulação.
-A Grande Tribulação é composta apenas dos últimos três anos e meio da septuagésima

semana da profecia de Daniel 9.24-27,

e a promessa de libertação da Igreja só se aplica a esse período. (Ap 11.2; 12.6)
-A ressurreição das duas testemunhas retrata o arrebatamento da Igreja, e sua

ressurreição ocorre na metade da tribulação. (Ap 11.3,11)

3. Arrebatamento pós-tribulacional:

A- Significado:

O arrebatamento acontecerá ao final da Tribulação. O arrebatamento é distinto da

segunda vinda, embora seja separado dela por um pequeno intervalo de tempo.

A igreja permanecerá na terra durante todo o período da tribulação.


B- Provas citadas:

-O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras.
-Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante

a tribulação, não libertação por ausência

(assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido

de seus efeitos). -Há santos na terra durante a tribulação. (Mt 24.22)

4. Arrebatamento parcial:

A- Significado:

Somente os crentes considerados dignos serão arrebatados antes de a

ira de Deus ser derramada sobre a terra;

os que não tiverem sido fiéis permanecerão na terra durante a tribulação.

B- Provas citadas:

-Versículos como Hebreus 9.28, que exigem vigilância e preparo.

B- A Descrição do Arrebatamento:
 

1- Os textos:
1Ts 4.13-18; 1Co 15.51-57; Jo 14.1-3

2- Os acontecimentos:

-Descida de Cristo.
-A Ressurreição dos mortos em Cristo.
-A Transformação de corpos mortais para imortais dos crentes vivos na ocasião.

-O encontro com Cristo nos ares para a subida ao céu.

III. A TRIBULAÇÃO
 

A- Sua Duração:
É a 70ª semana de Daniel e, portanto, durará sete anos (Dn 9.27). A metade desse período

é apresentada pelas expressões “42 meses” e “1.260 dias” (Ap 11.2,3)
B- Sua Distinção:
(Mt 24.21; Ap 6.15-17)
C- Sua Descrição:

-Julgamento sobre o mundo. As três séries de juízos descrevem esse julgamento (selos, Ap 6;

trombeta,

Ap 8-9; taças, Ap 16)
-Perseguição contra Israel. (Mt 24.9,22; Ap 12.17)
-Salvação de multidões (ap 7).
-Ascensão e domínio do anticristo (2Ts 2; Ap 13).

D- Seu Desfecho:
A tribulação terminará com a reunião das nações para a batalha de Armagedo

e com o retorno de Cristo à terra (Ap 19).


IV. O MILÊNIO:
 

A- Definição:
O Milênio é o período de 1000 anos em que Cristo reinará sobre a terra, dando

cumprimento às alianças abraâmica e davídica, bem como à nova aliança.

B- Suas Designações:
O Milênio é chamado de “reino dos céus” (Mt 6.10), “reino de Deus”   (Lc 19.11),

“reino de Cristo” (Ap 11.15),

a “regeneração” (Mt 19.28), “tempos de refrigério”      

  (At 3.19) e o “mundo por vir” (Hb 2.5).

C- Seu Governo:

-Seu cabeça será Cristo (Ap 19.16)
-Seu caráter. Um reino espiritual que produzirá paz, equidade, justiça,

prosperidade e glória(Is 11.2-5). -Sua capital será Jerusalém (2.3).

D- Sua Relação com satanás:
Durante este período satanás estará acorrentado, sendo liberto ao seu final,

para liderar uma revolta final

contra Cristo (Ap 20). Satanás será derrotado e lançado definitivamente

no lago de fogo.

V. OS JUÍZOS FUTUROS
 

A- O Julgamento das Obras dos Crentes:

Tempo: Depois do arrebatamento da Igreja.
Lugar: No céu.
Juiz: Cristo.
Participantes: Todos os membros do Corpo de Cristo.
Base: Obras posteriores à salvação.
Resultado: Galardões ou perda de galardões.
Textos: 1Co 3.11-15; 2Co 15.10

B- O Julgamento das Nações (ou gentios):

Tempo: Na segunda vinda de Cristo.
Lugar: Vale de Josafá.
Juiz: Cristo.
Participantes: Os gentios vivos na época da volta de Cristo.
Base: Tratamento dos “irmãos” de Cristo, i.e., Israel.
Resultado: Os salvos entram no reino; os perdidos são lançados no lago de fogo.
Textos: Mt 25.31-46; Jl 3.2

C- O Julgamento de Israel:

Tempo: Na segunda vinda de Cristo.
Lugar: Na terra, no “deserto dos povos” (Ez 20.35).
Juiz: Cristo.
Participantes: Judeus vivos ao tempo da segunda vinda de Cristo.
Base: Aceitação do Messias.
Resultado: Os salvos entrarão no reino; os perdidos serão lançados no lago de fogo.
Textos: Ez 20.33-38

D- O Julgamento dos Anjos Caídos:

Tempo: Provavelmente depois do milênio.
Lugar: Não especificado.
Juiz: Cristo e os crentes.
Participantes: Anjos caídos.
Base: Desobediência a Deus ao seguirem a satanás em sua revolta.
Resultado: Lançados no lago de fogo.
Textos: Jd 6; 1Co 6.3

E- O Julgamento dos Mortos Não-Redimidos:

Tempo: Depois do Milênio.
Lugar: Perante o Grande Trono Branco.
Juiz: Cristo.
Participantes: Todos os não-salvos desde o principio da humanidade.
Base: O que faz serem julgados é a rejeição da salvação em Cristo, mas o fogo do juízo

é a demonstração

de que pelas próprias más obras merecem a punição eterna.
Resultados: O lago de fogo.
Textos: Ap 20.11-15

VI. AS RESSURREIÇÕES
 

A- A Ressurreição dos Justos:
(Lc 14.14; Jo 5.28,29)

-Inclui os mortos em Cristo, que são ressuscitados no arrebatamento da igreja (1Ts 4.16).
-Inclui os salvos durante os período da tribulação (Ap 20.4).
-Inclui os santos do A. T. (Dn 12.2 - Alguns crêem que serão ressuscitados no arrebatamento;

outros pensam

que isso se dará na segunda vinda). Todos estes são incluídos na primeira ressurreição.

B- A Ressurreição dos Ímpios:
Todos os não-salvos serão ressuscitados depois do milênio para comparecerem perante o

Grande Trono Branco

e serem julgados (Ap 20.11-15). Esta segunda ressurreição resulta na segunda morte para

todos os envolvidos.

Extraído de “A Bíblia Anotada” Pg 1642-1644

 

 

 

 

 

 

 

Dispensacionalismo

O dispensacionalismo é uma doutrina teológica e escatológica cristã que

afirma que a segunda vinda de Jesus Cristo será um acontecimento no mundo

físico, envolvendo o arrebatamento e um período de sete anos de tribulação,

após o qual ocorrerá a batalha do Armagedon e o estabelecimento do reino

de Deus na Terra. O Dispensacionalismo é um sistema teológico que apresenta

duas distinções básicas: (1) Uma interpretação consistentemente literal das

Escrituras, em particular da profecia bíblica. (2) A distinção entre Israel e a Igreja

no programa de Deus. A Teologia Dispensacionalista acredita que

há dois povos distintos de Deus: Israel e a Igreja. Os Dispensacionalistas

acreditam que a salvação foi sempre pela fé (Em Deus no Velho Testamento;

especificamente em Deus o Filho no Novo Testamento). Os Dispensacionalistas

afirmam que a Igreja nãosubstituiu Israel no programa de Deus e que as promessas

do Velho Testamento a Israel não foram transferidas para a Igreja. Eles crêem que

as promessas que Deus fez a Israel no Velho Testamento serão cumpridas no

período de 1000 anos de que fala Apocalipse 20. Eles crêem que da mesma forma

que Deus concentra sua atenção na igreja nesta era, Ele novamente, no futuro,

concentrará Sua atenção em Israel (Romanos 9-11). Usando como base

este sistema, os Dispensacionalistas entendem que a Bíblia seja organizada

em sete dispensações: Inocência (Gênesis 1:1- 3-7), Consciência (Gênesis 3:8- 8:22),

Governo Humano (Gênesis 9:1 – 11:32), Promessa (Gênesis 12:1 – Êxodo 19:25), Lei

(Êxodo 20:1 – Atos 2:4), Graça (Atos 2:4 – Apocalipse 20:3) e o Reino Milenar

(Apocalipse 20:4 – 20:6). Mais uma vez, estas dispensações não são

caminhos para a salvação, mas maneiras pelas quais Deus interage com

o homem. O Dispensacionalismo, como um sistema, resulta em uma interpretação

pré-milenar da Segunda Vinda de Cristo, e geralmente uma interpretação pré-tribulacional

do Arrebatamento A palavra "dispensação" deriva-se de um termo latino que significa

"administração" ou "gerência", e se refere ao método divino de lidar com a humanidade

e de administrar a verdade em diferentes períodos de tempo.

 Dispensações

Dispensacionalistas acreditam que há uma série de dispensações cronológicamente sucessivas.

 

Ordem dos capítulos

Esquemas

Gênesis 1-3

Gênesis 3-8

Gênesis 9-11

Gênesis 12
a Êxodo 19

Êxodo 20 a
Atos 1

Atos 2 a
Apocalipse 20

Apocalipse 20:4-6

Apocalipse 20-22

7 ou 8 esquema de
dispensação

Inocência
ou Edênico

Consciência
ou Antediluviano

Governo Civil

Patriarcal
ou Promessa

Mosaico
ou Lei

Graça
ou Igreja

Reino Milenal

Estado Eterno
ou Final

4 esquema de
dispensação

Patriarcal

Mosaico

Eclesial

Sionista

3 esquema de
dispensação
(minimalista)

Lei

Graça

Reino

 

 

 

 

 

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Primeiro Blog

01/10/2011 06:46
EBDMINISTREECIA.WEBNODE.COM.BR TODOS OS INTERLIGADO A NOSSA  EQUIPE EBD E O MUNDO TEOLOGICO E AMIGOS.

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