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Exegese x Eisegese
Enquanto a exegese consiste em extrair o significado de um texto qualquer,
mediante legítimos métodos de interpretação; a eisegese consiste em injetar
em um texto, alguma coisa que o interprete quer que esteja ali, mas que na
verdade não faz parte do mesmo. Em última instância, quem usa a eisegese
força o texto mediante várias manipulações, fazendo com que uma passagem
diga o que na verdade não se acha lá.
HISTORIA EBD
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HISTORIAS RELATIVAS
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História da Assembléia de Deus no Brasil
No início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães
e suíços de origem protestante, e do valoroso trabalho de missionários
de igrejas evangélicas tradicionais; nosso país era, em sua maioria, católico.
A origem das Assembléias de Deus no Brasil está no fogo do
reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, início do século XX,
especialmente na América do Norte. Os participantes desse reavivamento
ficaram cheios do Espírito Santo da mesma
forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a Festa
Judaica do Pentecoste, no início da Igreja Primitiva (Atos 2). Assim foram
chamados de "pentecostais". Exatamente como os crentes que
estavam no Cenáculo, os precursores do reavivamento, do século XX,
falaram em línguas quando receberam o batismo no Espírito Santo.
Outras manifestações sobrenaturais tais como profecia, interpretação de
línguas, conversões e curas também aconteceram (At 2).
Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará,
em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles
dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria
profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da
pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da
Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons
espirituais. As igrejas existentes na época – Batista de Belém,
Presbiteriana, Anglicana e Metodista, ficaram bastante incomodadas
com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de
alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal.
A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de
1911, foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o
que não demorou a ocorrer também com outros irmãos. O clima ficou
tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de
membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde
realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove
irmãos acabaram sendo expulsos da Igreja Batista. Convictos e
resolvidos a organizar-se fundaram a Missão de Fé Apostólica, em
18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida
como Assembléia de Deus.
Em poucas décadas, a Assembléia de Deus, a partir de Belém do
Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades
até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo,
Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Em virtude de seu fenomenal crescimento, ospentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso
brasileiro. De repente, o clero católico despertou para uma
possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se,
no futuro, uma nação protestante.
A Assembléia de Deus é uma comunidade protestante,segundo os princípios da Reformada Protestante pregada por
Martinho Lutero, no século 16, contra a Igreja Católica. Cremos
que qualquer pessoa pode se dirigir diretamente a Deus
baseada na morte de Jesus, na cruz. Este é um relacionamento
pessoal e significativo com Jesus. Embora sejamos menos
formais em nossa adoração a Deus do que muitas
denominações protestantes, a Assembléia de Deus se identifica
com eles na fundamentação bíblica-doutrinária, com exceção
da doutrina pentecostal (Hebreus 4.14-16; 6.20; Efésios 2.18).
A Assembléia de Deus é uma igreja evangélica pentecostalque prima pela ortodoxia doutrinária. Tendo a Bíblia como a sua
única regra de fé e prática, acha-se comprometida com a
evangelização do Brasil e no mundo, conformando-se plenamente
com as reivindicações da Grande Comissão.
A doutrina que distingue as Assembléias de Deus de outrasigrejas; diz respeito ao batismo no Espírito Santo. As Assembléias
de Deus crêem que o batismo no Espírito Santo concede aos
crentes vários benefícios como estão registrados no Novo
Testamento. Estes incluem poder para testemunhar e servir aos
outros; uma dedicação à obra de Deus; um amor mais intenso
por Cristo, sua Palavra, e pelos perdidos; e o recebimento de dons
espirituais (Atos 1.4,8; 8.15-17).
As Assembléias de Deus crêem que quando o EspíritoSanto é derramado, ele enche o crente e fala em línguas
estranhas como aconteceu com os 120 crentes no Cenáculo, no
Dia de Pentecoste. Embora esta convicção pentecostal seja distintiva,
a Assembléia de Deus não a tem como mais importante do que as
outras doutrinas (Atos 2.4).
O seu Credo de Fé realça a salvação pela fé no sacrifíciovicário de Cristo, a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos
dons espirituais e a bendita esperança na segunda vinda do
Senhor Jesus. Consciente de sua missão, a Assembléia de Deus
não prevalece do fato de ter, segundo algumas estatísticas, em
torno de oito milhões de membros. Apesar de sua força e penetração
social, optou por agir profética e sacerdotalmente. Se por um lado,
protesta contra as iniqüidades sociais, por outro, não pode descurar
de suas responsabilidades intercessórias.
"A Organização da Assembléia de Deus;Com um número reduzido de
membros estavam lançadas as bases do Movimento e as raízes se
estenderiam por todo o solo brasileiro com a denominação de
Assembléia de Deus. Na mesma noite da expulsão, ao chegarem a casa
da irmã Celina, os irmãos resolveram passar a se congregar alí, o que
normalmente foi feito pelo espaço de mais ou menos três meses,
com cultos dirigidos pelo missionário Vingren e pelo irmão Plácido.
Daniel Berg pouco
falava por ainda estar atrasado no aprendizado da língua. Disso
tudo surgiu a necessidade de que o trabalho fosse organizado
como igreja, o que se deu a 18 de junho de 1911, quando por
deliberação unânime, foi fundada a Assembléia de Deus no
Brasil, tendo em Daniel Berg e Gunnar Vingren os primeiros
orientadores. O termo Assembléia de Deus dado a denominação
não tem uma origem definida entre nós. entretanto, sugere-se
estar ligado as Igrejas que na América do Norte professam a
mesma doutrina e recebem a designação de Assembléia de
Deus ou Igreja Pentecostal. Sobre a questão e aceitável o
seguinte testemunho do irmão Manoel Rodrigues. "Estou
perfeitamente lembrado da primeira vez que se tocou neste
assunto. Tínhamos saído de um culto na Vila Coroa.
Estávamos na parada do bonde Bemal do Couto, canto
com a Santa Casa de Misericórdia. O irmão Vingrem
perguntou-nos que nome deveria dar-se a Igreja, explicando
que na América do Norte usavam o termo Assembléia de
Deus ou Igreja Pentecostal. Todos os presentes concordaram
em que deveria ser Assembléia de Deus. Em 11 de Janeiro
de 1968 a denominação foi registrada oficialmente como
pessoa jurídica. com o nome de Assembléia de Deus.
Desde sua fundação esta Igreja teve os seguintes pastores:
I - Gunnar Vingren - 1911l - 1924 Organizada, a igreja
aclamou seu primeiro pastor na pessoa de Gunnar Vingren
que permaneceu atá 1924, quando transferiu-se para o Rio
de Janeiro. então capital do Brasil. Como auxiliar direto, Daniel
Berg ocupava-se da evangelização. Este servo de Deus
evangelizou Belém de casa em casa.Também na antiga Estrada
de Ferro de Bragança fez o mesmo trabalho. Quase 300 Km
de Bélem a Bragança e ele fez a pé esta grande caminhada,
levando a preciosa semente de casa em casa, em todas as
cidades vilas, povoados e aglomerados, além das casas isoladas.
Onde quer tivesse um morador, D)aniel Berg deixou uma palavra
de salvação e uma porção bíblica - QUEM ESTÁ DISPOSTO A
FAZER ISTO HOJE? Também levou a mensagem inflamada do
pentecostes a região das ilhas estabelecendo igrejas em vários
locais do Marajó. Outros auxiliares foram Adriano Nobre, Bruno
Skolimowisk (O PRIMEIRO ESTRANGEIRO A SER CONSAGRADO
PASTOR) Samuel Nystron, Nels Nelson, Almeida Sobrinho (primeiro
editor pentecostal) que editou dois números de A VOZ DA VERDADE.
Cada crente era um missionário. Novos convertidos transformavam-se
em emhaixadores do Rei. Gunnar Vingren os instruia e incentivava
que levassem a Mensagem Poderosa. Já em 1913 havia obreiros
vocacionados, surgindo os primeirns pastores nas pessoas de
Absalão Piano e Izidoro Filho, Crispiano Mwlo (1915), Adriano
Nobre e tantos outros. Ainda em 1913 o irmão José de Matos
foi levar a mensagem pentecostal à Portugal, tornando-se o
primeiro missionário do Brasil no exterior."
CRONOLOGIA DA ESCOLA DOMINICAL No Mundo,
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no Brasil e nas Assembléias de Deus
ANO
ACONTECIMENTO
1736
14/09 Nasce Robert Raikes, na Inglaterra.
1780
Robert Rikes, jornalista evangélico (episcopal),
com 44 anos, realiza em Gloucester, Inglaterra,
as primeiras aulas aos domingos pela manhã para
crianças sobre leitura, escrita, aritmética, instrução moral
e cívica e conhecimentos religiosos, dando início à Escola
Dominical, não exatamente no modelo que temos hoje,
mas como escola de instrução popular gratuita, o que
veio a ser a precursora do moderno sistema de ensino
público. As primeiras professoras foram assalariadas por Raikes.
1783
03/11 Dia Natalício da Escola Dominical, pois Raikes,
após três anos de experiência com 7 Escolas Dominicais
em casas particulares e com 30 alunos em cada uma delas,
alcança êxito em seu trabalho com a transformação na vida
de duas crianças. A Escola Dominical passou das casas
particulares para os templos, os quais passaram a
encher-se de crianças.
1784
Quatro anos após a fundação, a Escola Dominical já
contava com 250 mil alunos matriculados.
1785
Raikes Organiza a primeira União de Escolas Dominicais,
em Gloucester, com ajuda de William Fox. Surgem as primeiras
Bíblias, Testamentos e Livros para serem usados especialmente
nas Escolas Dominicais. Raikes publica o Sunday School
Companion, que era um simples livro de leitura de
versículos bíblicos. É iniciado o movimento de Escolas
Dominicais nos Estados Unidos da América, na Casa de
William Elliott, inspirado nos exemplos britânicos.
1790
É fundada a primeira União de Escolas Dominicais dos EUA,
em Philadelphia, para prover salas de aulas e professores para
as escolas. Em Charleston, EUA, a Conferência Metodista
reconhece oficialmente as suas Escolas Dominicais.
1797
Somente na Inglaterra chega a mil o número de Escolas Dominicais.
1800
Surgem fortes ataques contra a Escola Dominical.
Raikes ‚ acusado de "profanador do Dia do Senhor",
pelo fato de fazer funcionar a Escola aos domingos...
Tal acusação partiu dos religiosos da época. No
Parlamento chegou a ser apresentado um decreto
para proibir Escolas Dominicais em toda a Inglaterra.
Tal decreto jamais foi aprovado.
1810
O movimento já contava com mais de três mil Escolas
Dominicais e com aproximadamente 275 mil alunos matriculados.
1811
Começa a separação de classes para que adultos
analfabetos, assim como as crianças, também
pudessem aprender a ler a Bíblia. O movimento chega
a 400 mil alunos matriculados só na Inglaterra.
5/04 Morre Robert Raikes, aos 76 anos de idade,tendo a Escola Dominical se espalhado por toda a I
nglaterra e em outras partes do mundo.
1820
Começam os primeiros passos para congregar as
Uniões locais de Escolas Dominicais numa central -
União Americana de Escolas Dominicais.
1824
25/05 A União Americana de Escolas Dominicais, em
Filadelfia, EUA, torna-se a representante nacional de
723 Escolas afiliadas e 50 mil alunos.
1831
As Escolas Dominicais chegam a 1.250.000 alunos
matriculados, cerca de 25% da população da Inglaterra
na época.
1832
03/10 Realizada a Primeira Convenção Nacional
da União Americana de Escolas Dominicais, em New York.
1836
O Rev. Justin Spauding, da Igreja Metodista, organiza no
Rio de Janeiro, entre estrangeiros, uma congregação
com cerca de 40 pessoas e em junho abre uma Escola
Dominical com 30 alunos, dos quais alguns eram brasileiros,
ensinados na sua própria língua.
1855
19/08 Robert Kalley e sua esposa Da. Sarah Poulton, casal
de missionários escoceses, realizam a primeira aula de Escola
Dominical para cinco crianças, em sua residência na cidade de
Petrópolis, Rio de Janeiro, o que resultaria na fundação da Igreja
Evangélica Fluminense, embrião da Igreja Congregacional.
1911
Dois meses após a fundação das Assembléias de Deus, é realizada
a primeira aula de Escola Dominical, na casa do irmão José
Batista Carvalho, na Av. São Jerônimo, em Belém, PA.
1920
Começa a circular como suplemento do Jornal Boa Somente
em Belém, PA, os Estudos Dominicaes, o embrião da atual
revista Lições Bíblicas, para Jovens e Adultos.
1930
Lançada a revista Lições Bíblicas para adultos, inicialmente
comentada pelos missionários suecos Samuel Nyström e Nils
Kastberg. A CPAD ainda não tinha sido fundada.
1932
25 a 31/7 Realizada a XI Convenção Mundial de Escolas
Dominicais, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro
1943
Lançada a primeira revista para crianças na Escola
Dominical das Assembléias de Deus, escrita pelas
professoras Nair Soares e Cacilda de Brito.
1955
Surge nova revista infantil da CPAD, chamada Lições
Bíblicas para Criança, para as idades de 6 a 8 anos.
Publicado o primeiro comentário de Lições Bíblicas de
autoria do missionário sueco Eurico Bergstén, que viria
ser o comentarista com o maior número de lições
escritas: 35. 19/8 Completados 100 anos de fundação
das Escolas Dominicais no Brasil.
1973
Novamente lançada pela CPAD uma revista para
crianças por iniciativa e comentários do pr. José Pimentel
de Carvalho, sob o título: Minha Revistinha, para as idades
de 4 e 5 anos.
1974
Fundado o Departamento de Escola Dominical da CPAD
(atual Setor de Educação Cristã), sob a chefia do pastor
Antonio Gilberto. 1 a 06/07 Realizado o primeiro CAPED
(Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola
Dominical), da CPAD e fundado pelo pastor Antonio Gilberto,
na Assembléia de Deus de São Cristóvão, RJ. Lançado o
Livro "Manual da Escola Dominical", de autoria do pastor
Antonio Gilberto, best-seller da CPAD e livro-texto do CAPED.
Lançada pela CPAD a revista infantil Estudando a Bíblia
(atual revista Juniores, para crianças de 9 a 11 anos).
1980
Comemorados os 200 anos de fundação da Escola Dominical
no mundo pela Associação lnternacional de Educação
Cristã (ICEA).
O número de alunos em todo o mundo‚ é estimado em120 milhões, com cerca de 2 milhões de Escolas Dominicais
(não nos moldes do modelo britânico de Raikes) e 8 milhões
de professores.
1981
Lançado pela CPAD o Primeiro Plano de Revistas da Escola
Dominical para Assembléias de Deus, formulado pelo pastor
Antonio Gilberto, que estabelecia, pela primeira vez, revistas
para cada faixa etária da Escola Dominical.
1982
Lançada a revista Mensageiros da Fé (atual Adolescentes
Vencedores), para crianças de 12 a 14 anos. Lançada revista
do Mestre para a revista Lições Bíblicas (Jovens e Adultos),
comentadas pelos missionários João Kolenda Lemos e
sua esposa Doris Ruth Lemos.
1985
Lançado pela CPAD o Curso Evangelização Infanto-Juvenil
(CEI) destinado ao treinamento de professoras de crianças e
adolescentes (curso atualmente fora desativado).
1994
Reformulado e Relançado pela CPAD o Plano de Revistas
formulado em 1974, com a inclusão de duas novas revistas:
Campeões da Fé (atual Juvenis Lições Bíblicas), para
adolescentes de 15 a 17 anos, e a revista Discipulando
para novos convertidos.
1996
Lançada a campanha da CPAD Biênio da Escola Dominical -
96/97 "Achei o Livro na casa do Senhor"
5 a 07/06 Realizado o I Encontro Nacional de Superioridadesde Escola Dominical, no Hotel Glória, Rio de Janeiro, RJ.
1998
10 a 13/6 Realizado o I Congresso Nacional de Escolas
Dominicais das Assembléias de Deus, no Riocentro, Rio
de Janeiro, RJ. 11 a 20/11 Realizado o primeiro CAPED
fora do Brasil, em Moçambique, África.
Lançado o CAPED em vídeo com 5 fitas.1999
12 a 15/11 Realizada a Conferência Nacional de Escolas
Dominicais, no Centro de Convenções da Universidade
Federal de Pernambuco, Recife.
Lançada a revista Lições Bíblicas Mestre em CD-ROM.Lançada a Revista Ensinador Cristão, da CPAD, para
circular a partir do 1º trimestre de 2000.
Reformulado e relançado o Plano de Revistas da CPADda edição de 1994, tendo as primeiras revistas de Escola
Dominical no Brasil totalmente coloridas e tendo a inclusão
de mais duas revistas: a Maternal, para crianças de 2 e 3
anos, e a Discipulado Mestre.
2000
Lançadas as revistas de Escola Dominical da CPAD para
toda a América Latina pela Editorial Patmos. (editora da
CPAD para o mundo hispânico). 24 a 27/05 Realizado o
segundo CAPED fora do Brasil: Nova Iorque, EUA.
Lançado o CEI em vídeo com 4 fitas. Lançada a Cartilha
Escola Dominical Revistas e Currículos, para pastores,
superintendentes, coordenadores de departamentos
e professores. Lançada a capanha todos na Escola
Dominical cada crente um aluno, para mobilizar as
Igrejas a envolverem a grande partes de seus membros
que não freqüentam a Escola Dominical nas Assembléias
de Deus. 06 a 09/09 Realizado o II Congresso Nacional
de Escolas Dominicais nas Assembléias de Deus, no
Riocentro, Rio de Janeiro.
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HISTORIA EBD
-
História
Surgiu na Inglaterra, com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem
atividade durante os serviços de domingo. Atualmente, esta atividade envolve os
membros da congregação, em todas as faixas etárias e acontece em horário
diverso ao serviço religioso. No Brasil, a maioria das comunidades adota a EBD
matinal e os serviços religiosos vespertinos, mas algumas realizam a EBD
horas antes do início dos cultos. Em países como EUA e na Inglaterra, todas
as atividades dominicais acontecem durante a manhã.
A Igreja Católica Romana e as Igrejas Ortodoxas Orientais comumente
mantém escolas paroquiais, e parte da educação ali oferecida é, naturalmente,
de cunho religioso. Muitos grupos protestantes, em contraste com isso,
tradicionalmente têm dependido do sistema de escolas públicas no que concerne
à educação secular. Assim, foi apenas natural que, como meio de ensinar a Bíblia
às crianças, a Escola Dominical tenha sido uma criação protestante. Ademais,
tem sido sempre típico da ênfase protestante salientar os estudos bíblicos,
o cerne mesmo da Escola Dominical. Porém, como uma espécie de escola
dominical sem, contudo, receber este nome um Arcebispo Católico Romano
de Milão, Itália, criou um movimento semelhante ao Movimento de Escola
Dominical. Carlos Borromeo, segundo filho de uma família muito rica, filho do
Conde Gilberto Borromeo e Margarita de Médicis, nascido no Castelo de
Arona, Itália, em 2 de Outubro de 1538, considerando a morte de seu
irmão, que caiu do cavalo em que cavalgava, como um aviso enviado
pelo céu, para estar preparado, pois, no dia em que ele menos pensasse,
Deus, por meio da morte, viria acertar-lhe as contas, renunciou às suas
riquezas e foi ordenado sacerdote. Aos doze anos recebeu a tonsura
sacerdotal e seu tio, Júlio César Borromeo, o Cardeal de Médicis, lhe cedeu
a abadia beneditina de São Graciano e São Felino, em Arona. Depois
de estudar latim em Milão, o jovem Carlos ingressou na Universidade de Pavia,
estudando sob a direção de Francisco Alciati, que mais tarde foi promovido
ao Cardinalato. Carlos tinha muita dificuldade com a retórica e sua inteligência
não era deslumbrante, sendo considerado lento, embora fizesse progressos
em seus estudos. Aos 22 anos, quando seus pais já eram falecidos, alcançou
o título de Doutor e, em seguida, retornou a Milão, onde recebeu a notícia
de que seu tio, o Cardeal de Médicis fora eleito Papa em um conclave,
em 1559, por ocasião da morte do Papa Paulo IV. No início de 1560, o novo
Papa ordenou seu sobrinho a diácono, e, em 8 de fevereiro, o nomeou
administrador da sede vacante de Milão. O princípio do nepotismo beneficiou
Carlos, que foi nomeado, sucessivamente, Legado de Bolonha e da Marca de
Ancona, Protetor de Portugal, dos Países Baixos, dos Cantões Católicos
Suíços, das Ordens Monásticas dos Franciscanos, Carmelitas, dos
Cavaleiros de Malta e muitas outras, antes de completar 23 anos. A influência
de Carlos aumentou tanto que se tornou decisivo no reinício das sessões do
Concílio de Trento, intenção de seu tio, o Papa Pio IV, suspenso em 1552.
Seus esforços foram um sucesso, e o Concílio voltou a reunir-se em janeiro de
1562, tornando-se o diretor intelectual e o espírito reitor da terceira e última sessão
do Concílio de Trento. Foi ordenado presbítero (padre) em 1563 e, dois meses tarde,
recebeu a consagração episcopal. Foi confiado a ele a supervisão da publicação do
Catecismo de Trento e a reforma dos livros litúrgicos e da música sagrada.
Em abril de 1566, Carlos chegou a Milão para trabalhar na reforma de sua
Arquidiocese, organizando sua própria casa. Estabelecido em Milão, Carlos
vendeu objetos preciosos da Arquidiocese, avaliados em 30.000 coroas, soma
que foi usada para socorrer famílias necessitadas. Sua diocese sustentava pobres
com 200 coroas mensais. A generosidade de Carlos foi tamanha para com o Colégio
Inglês de Douai, na época, pertencente à Inglaterra, que o Cardeal Allen, considerou
o Arcebispo de Milão como seu fundador.
Na Arquidiocese de Milão pouco se conhecia acerca da religião, e as práticas
religiosas configuravam superstição, além de haver abusos morais. Carlos, então,
ordenou aos clérigos sob sua liderança que atendessem a instrução cristã das crianças,
ensinando publicamente o catecismo todos os domingos e feriados, estabelecendo a
Companhia da Doutrina Cristã, que chegou a contar com 740 escolas, 3000 catequistas
e 40000 alunos, dois séculos antes de Robert Raikes criar a Escola Dominical.
-
Robert Raikes e a Primeira Escola Dominical no Mundo
A Escola Dominical, como criação de cristãos evangélicos, tem sido reclamada a sua
criação para
diversas pessoas, muitas delas metodistas, devido a própria visão social que o
Grande Despertamento fazia revelar-se nos líderes avivalistas.
John Wesley iniciou estudos bíblicos dominicais em Savannah, Geórgia, em 1737.
Entre 1763 e 1769, Hannah Ball Moore, uma senhora metodista começou estudos
bíblicos dominicais em sua própria casa e, a partir de 1769, nas dependências da
Igreja (Anglicana) High Wycombe. Na década de 1770, o Ministro Unitariano
Theophilus Lindsey proveu lições bíblicas dominicais em sua igreja, a Capela da
Rua Essex, em Londres. O Rev. J. M. Moffatt,, Ministro Independente de Nailsworth,
passou a lecionar estudos bíblicos dominicais já em 1774. Em Ephata, Pennsylvania,
em Washington, no Estado de Connecticut, no início de 1780 já se usavam o
Catecismo de Westminster e a Bíblia em estudos bíblicos dominicais das
igrejas presbiterianas. Howard J. Harris declarou que, em 1780, estudos bíblicos
dominicais eram feitos em cidades de Gloucester e em vilas da Inglaterra, como
Painswick e Dursley. E um ministro metodista de Charleston, Carolina do Sul,
em 1787, chamado George Daughaday, administrou estudos bíblicos dominicais
a crianças negras americanas. Mas o Movimento de Escola Dominical, propriamente
dito, teve como criador Robert Raikes.
Robert Raikes (14 de Setembro de 1735-5 de Abril de 1811), filho de Robert e Mary
Raikes, foi quem originou o Movimento de Escola Dominical. Anglicano, Raikes
foi batizado na infância na Igreja (Anglicana) de Santa Maria da Cripta e educado
na Escola da Cripta, ambos na Rua Southgate, em Gloucester, e, mais tarde, na
Escola dos Reis. Tornou-se aprendiz de Jornalismo com seu pai, dono do Diário
de Gloucester. Quando seu pai faleceu, em 1757, Raikes assumiu a editoria do
jornal, aumentando o tamanho do jornal e melhorando o layout.
Raikes se interessava pela reforma prisional inglesa, por causas das condições
terríveis a que os presos eram submetidos. Certo dia, procurando um jardineiro
na Rua Saint Catherine, no bairro de Sooty Alley, ele encontrou um grupo de crianças
maltrapilhas brincando na rua. A esposa do jardineiro disse, então, que aos domingos
a situação era pior, pois as crianças que trabalhavam nas fábricas, de segunda a sábado,
durante horas muito longas, ficavam desocupadas nesse dia, quase abandonadas,
passando o tempo brincando, brigando e aprendendo toda espécie de vícios. Elas
extravasavam toda sorte de violência nesse dia. Essas crianças, constatou Raikes,
estavam a um passo do mundo do crime e ele chegou a ver o destino de muitas delas,
ao visitar as prisões de Gloucester.
Raikes resolveu estabelecer uma escola gratuita para esses meninos de rua. Então,
Raikes contratou uma equipe de quatro mulheres no bairro para lecionar, recebendo
um xelim e seis pence, cada uma. Com a ajuda do Rev. Thomas Stock, Ministro Anglicano,
Raikes pôde logo associar cem crianças, de seis aos doze ou quatorze anos, nestas
escolas dominicais. A primeira foi instalada na Rua Saint Catherine. Seu objetivo principal
não era ensinar a Bíblia, mas alfabetizar os alunos e ministrar aulas de religião com o
propósito de reformar a sociedade. O objetivo último era modificar-lhes o caráter usando
os ensinamentos bíblicos.
Assim, a Escola Dominical nasceu como um instituto bíblico infantil, operando de forma
independente das igrejas, alfabetizando e ensinando Bíblia às crianças carentes. Algumas
crianças, a princípio, relutaram em vir para as escolas porque as suas roupas estavam tão
rotas, mas Raikes providenciou tudo de que eles precisavam, inclusive banho e cabelos penteados.
As aulas começavam às 10 horas da manhã e iam até as duas da tarde, com lições de
matemática, história e inglês, com um intervalo de uma hora para o almoço. Eles eram
levados então à igreja para serem instruídos no catecismo até as 17:30 h. Recebiam
pequenas recompensas, como livros, canetas, jogos, aqueles que tivessem dominado a
lição ou aqueles cujo comportamento tivessem mostrado uma melhoria notável. Entrementes,
recebiam castigo corporal aqueles de mau comportamento, como era do costume pedagógico
da época. Depois de um período experimental, Raikes divulgou suas idéia e os resultados
em seu jornal,
no dia 3 de Novembro de 1783, data em que se comemora, na Grã-Bretanha, o dia da
Fundação da Escola Dominical. Esta experiência foi transcrita em outros jornais. Líderes
religiosos tomaram conhecimento do movimento que se espalhava.
Em 1784, eram 250 mil alunos matriculados. A taxa de criminalidade de Gloucester caiu,
com o advento das escolas dominicais de Raikes, de forma que em 1792 não houve um só
caso julgado pela comarca de Gloucester.
O trabalho de Raikes foi saudado com entusiasmo, e em breve, escolas dominicais já
estavam sendo criadas em todo o Reino Unido e exportadas para os Estados Unidos.
Seu trabalho foi muito assessorado pelo comerciante William Fox (1736-1826), diácono
da Igreja Batista da Rua Prescott, em Londres. Impressionado pelas escolas dominicais
fundadas por Raikes que eram responsáveis pela redução do índice de criminalidade de
Gloucester, Fox chamou Raikes para formar uma associação para promoção e criação
de escolas dominicais. Foi criado, então em 1785, a Sunday School Society of Great
Britain (Sociedade da Escola Dominical da Grã-Bretanha), com o apoio dos bispos
anglicanos de Chester e Salisbury. Essa sociedade foi ajudada por muitos filantropos,
podendo abrir cerca de trezentas escolas dominicais, suprindo-as com livros, material
didático e professores. Esta sociedade publicou, na gráfica de Raikes, o Sunday School
Companion, livro com versículos bíblicos para leitura. Em 1787, segundo depoimento de
Samuel Glasse, 200 mil crianças eram alunas da Escola Dominical em toda a Inglaterra.
Houve, no entanto, uma forte oposição ao movimento de Raikes, que era considerado
por alguns líderes religiosos como um movimento diabólico, porque era à parte das Igrejas
e era dirigido por leigos, isto é, pessoas que não tinham formação religosa. O
Arcebispo de Canterbury reuniu os bispos para considerar o que deveria ser feito
para exterminar o movimento. Chegou-se a pedir que o Parlamento, em 1800,
aprovasse um decreto para proibir o funcionamento de escolas dominicais. Achavam
que este movimento levaria à desunião da Igreja e que profanava “o dia do Senhor”.
Tal decreto nunca foi aprovado. Em 1802, Raikes se aposentou, e, em 1811,
após um ataque de coração, veio a falecer. Seus alunos vieram ao funeral, na
Igreja (Anglicana) de Santa Maria do Filão e receberam da Sra. Raikes um
xelim e uma fatia de um grande bolo de ameixa cada um. Quando Raikes
faleceu, quatrocentos mil alunos estavam matriculados nas diversas escolas
dominicais britânicas. Nesse ano ocorreu a divisão em classes, possibilitando
alfabetização de adultos.
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John Wesley e o Movimento da Escola Dominical
John Wesley (1703-1791) também foi uma grande força por detrás da propagação do
Movimento de Escola Dominical. Ele chegou a dizer que “encontro estas escolas aonde
quer que eu vá”. Essa declaração foi publicada no Diário de Gloucester em julho de 1784.
A Igreja Metodista da Inglaterra, fundada após sua morte, deve muito de seu fenomenal
crescimento às Escolas Dominicais das Sociedades Metodistas da Igreja da Inglaterra,
estabelecidas por Wesley, entre outros, na Inglaterra e nos Estados Unidos.
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A Primeira Escola Dominical na América
Nos Estados Unidos, a primeira Escola Dominical reconhecida foi a escola bíblica
fundada por William Elliot em 1802. Ela funcionava em sua fazenda aos domingos
à tarde. Mais tarde, foi transferida para a Igreja (Anglicana) de Oak Grave, no condado
de Accomac, Virgínia.
No começo do século XIX, foram fundadas muitas escolas dominicais nos mais
diversos lugares dos Estados Unidos e o crescimento delas foi nada menos que
fenomenal. Várias uniões formais de Escolas Dominicais foram organizadas,
para ensino tanto de crianças quanto de adultos. Não demorou para que as
Igrejas Evangélicas entendessem que era necessário ensinar a Bíblia a seus
membros, em regime semanal, o que poderia ser feito, através da Escola Dominical.
Em 1824, a União Americana de Escolas Dominicais contava com escolas em dezessete
dos trinta e quatro estados americanos então existentes. Mesmo assim, a Escola
Dominical continuava nas mãos de leigos em sua maioria, embora já contassem
com profissionais do magistério então.
-
A Escola Dominical no Brasil
A Igreja Metodista trouxe a Escola Dominical para o Brasil. Em 1836, o Rev. Justin
Spaulding organizou no Rio de Janeiro, entre estrangeiros, uma congregação com
cerca de 40 pessoas e em junho abriu uma Escola Dominical com 30 alunos, dos
quais alguns eram brasileiros, ensinados na sua própria língua.
Mas o espírito de Raikes, em criar um “instituto bíblico infantil”, somente surgiu
dezenove anos mais tarde, através do casal de missionários escoceses independentes,
Robert e Sarah Kalley. Eles são considerados os fundadores da Escola Dominical no
Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro,
eles dirigiram aquela que é considerada a primeira Escola Dominical em terras
brasileiras. Sua audiência não foi grande: apenas cinco crianças assistiram àquela
aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares
mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à
Igreja Evangélica Fluminense, marco da Igrejas Evangélicas Congregacionais
no Brasil.
Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se
instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu - segundo informações
da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que
registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
-
Currículo
O programa de disciplinas das EBD é geralmente determinado pelo departamento
de educação e pode envolver estudo sistemático de livros bíblicos, bem como
fundamentos doutrinários ou temas relacionados com grupos específicos, como
classes para casais, para adolescentes, para novos adeptos ou para catecúmenos;
sempre baseados em fundamentos bíblicos.
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Evolução no Currículo e nos Métodos
No começo do movimento, ensinava-se às crianças a ler e a escrever, e então a
Bíblia lhes era ensinada com proveito. Essa função foi sendo abandonada, à
medida que as escolas públicas se foram ocupando da alfabetização. Assim,
a Bíblia tornou-se, virtualmente, o único material exposto na Escola Dominical,
contando o dinheiro recolhido e quantos alunos freqüentam, divididos por classes,
a Escola Dominical. Entrementes, a educação religiosa tem assumido um escopo
mais amplo, e escolas regulares têm-se tornado uma das funções de muitas
igrejas. Isso tem feito a Escola Dominical tornar-se mais especializada. Várias
denominações têm uma literatura especial (revistas), bem como alguma forma de
apresentação sistemática de estudos bíblicos.
Em algumas escolas também são debatidos temas seculares sob a ótica
doutrinária de cada denominação.
Os métodos didáticos utilizados são os comuns a outras práticas educativas:
de acordo com a faixa etária da classe são utilizados elementos como vídeo,
esquetes, marionetes, música, além das tradicionais brochuras com 13 lições
que giram em torno de um tema central e que são utilizadas em praticamente
todas as escolas dominicais, sendo geralmente produzidas por uma editora
vínculada à própria denominação.
-
Objetivos da Escola Dominical
Evangelização - Fornecer aos novos convertidos e a membros da igreja estudo
bíblico.
Santificação - Ensinar os fiéis a viverem de acordo com os princípios bíblicos
defendidos pela denominação. Serviço - Prepararar e incentivar os membros a
servir ao Senhor de diferentes formas: evangelizando, apoiando os enfermos e
necessitados enfim trabalhar na obra tendo amor por ela e assim alcançar almas para o reino.
-
Organização
A distribuição de departamentos e classes geralmente se faz em função da
idade e do gênero dos alunos. Na maioria das igrejas protestantes há pelo
menos 3 turmas infantís (por exemplo: uma turma de 1 a 3 anos, outra de 4 a 7
anos e mais uma de 8 a 11 anos) somadas a uma turma de adolescentes
(para alunos entre 12 e 18 anos), uma turma de jovens (que geralmente aceita
fiéis até 30 ou 35 anos e em geral não recebe casados). Os casados e adultos
maiores de 30 anos geralente são divididos em duas turmas, de acordo com o
gênero, mas também há igrejas que reúnem homem e mulheres casados em
uma só turma. [1]
Alguns dos professores das escolas dominicais são geralmente membros leigos
e com larga experiência religiosa.
Ja outros possuem formação teologica...
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HISTORIA EBD
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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são
considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de
1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira
Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas
cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho
florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma
Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se
instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações
da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que
registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém,
em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.
História da Escola Dominical no Mundo
As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor
ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a
história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos
tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno
do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos,
não teríamos hoje a Escola Dominical.
A Escola Dominical do nosso tempo nasceu de visão de um homem que, compadecido
com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como
ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo,
perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da
Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel.
Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre
envolvidos nos piores delitos.
É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em
ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos
transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra
de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias
seculares: matemática, história e a língua materna – o inglês.
Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a
oposição não tardou a chegar. Muitos eram os que o acusavam de estar
quebrantando domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com
esses moleques? Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe
para ser consagrado a Deus?
Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é adorado
através de nosso trabalho amoroso incondicional.
Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três
anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar
os resultados de sua obra pioneira.
No dia 3 de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara
e continuava a operar na vida daqueles meninos Gloucester. Eis porque a data foi
escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical.
Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que
atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje
dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa
agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.
Tornou-se a Escola Dominical tão importante, que já não podemos conceber uma
igreja sem ela. É aqui onde aprendemos os rudimentos da fé e o valor de uma vida
inteiramente consagrada ao serviço do Mestre.
Hebraico/Frases e palavras úteis em hebraico
Tradução | Palavra e frase | Transliteração | |
---|---|---|---|
Hebraico | עברית | ivrit | |
Paz/Olá | שלום | shalom | |
Tchau, adeus, até a vista | להתראות | lehitra’ot | |
Muito prazer (em conhecê-lo) | נעים מאוד | na’im me’od | |
Por favor | בבקשה | bevakasha | |
Obrigado | תודה | todá | |
Muito obrigado | תודה רבה | todá rabá | |
Desculpe-me | סליחה | sliha | |
Tudo bem? | Col be seder? | ||
Como vai você? | Mah nishmá? | ||
Sim | כן | ken | |
Não | לא | lo | |
Saúde ! | לחיים | le-chaim | |
Bom dia | בוקר טוב | boqer tov | |
Boa tarde | ערב טוב | erev tov | |
Boa noite | לילה טוב | laíla tov | |
Um momento! | רגע | rega! | |
Bom! | טוב | tov | |
Eu não entendi (forma masculina) | אני לא מבין | ani lo mevin | |
Eu não entendi (forma feminina) | אני לא מבינה | ani lo mevina | |
Bom apetite | בתיאבון | beteavon | |
Você fala inglês ? (forma masculina) | ?אתה מדבר אנגלית | atá medaber anglit? | |
Você fala inglês ? (forma feminina) | ?את מדברת אנגלית |
at medaberet anglit? |
Bíblia: A palavra de Deus
Apesar de ser o livro mais lido e conhecido do mundo, muitas pessoas tem dúvidas sobre a bíblia. Ela de fato é a
palavra
de Deus? Conheça um pouco deste livro que poderá mudar a sua vida.
O que significa bíblia?
A palavra bíblia deriva do grego bíblion, que significa "conjunto de livros". Ao todo são 66 livros, sendo 39 do
Antigo Testamento (antiga aliança) e 27 do Novo Testamento (nova aliança).
Quem escreveu a bíblia?
Aproximadamente 40 homens escreveram os 66 livros da bíblia, contudo, a bíblia tem um único autor intelectual
que foi o Espírito Santo de Deus. Significa dizer que os autores dos livros da bíblia não escreveram aquilo
que queriam, mas o que Deus queria que eles escrevessem. No Segundo livro de Timóteo, Paulo diz que a Escritura
(bíblia) é divinamente inspirada, portanto, ela é a palavra de Deus para o homem.
Quando a bíblia foi escrita?
A bíblia foi escrita em um período de aproximadamente 1600 anos. O livro de Gêneses foi escrito por volta de
1445 AC e o Apocalipse por volta de 90 a 96 DC. O livro de Jó tem data incerta, mas acredita-se que ele seja o livro
mais antigo da bíblia.
A bíblia foi escrita em qual idioma?
O antigo testamento foi escrito em Aramaico e Hebraico, sendo traduzido posteriormente para o grego. O novo
testamento foi escrito em grego.
A bíblia é de fato a palavra de Deus?
John Wesley* fez uma importante declaração a respeito da veracidade da bíblia. Ele declarou que os homens
bons ou os anjos, não podem ser os inventores da bíblia, pois sendo bons eles não poderiam mentir e na bíblia há
inúmeras frases dizendo: "Assim diz o Senhor...",
frases que só podem ser de Deus!
Ainda, segundo ele, a bíblia também não pode ser invenção dos demônios ou de pessoas más, já que
neste caso,
eles estariam escrevendo um livro para condenar eles mesmos.
Por fim, ele conclui que apenas Deus pode ter sido o inventor e criador da bíblia, sendo portanto ela uma
obra de Deus, significa que tudo que ali está escrito é a palavra de Deus e a mais absoluta verdade, pois
Deus é verdade!
A bíblia contém erros?
Não. Por ter sido inspirada por Deus, a bíblia não contém erros, falhas ou mentiras.
A bíblia evangélica é diferente da bíblia católica?
A bíblia é única. Contudo, a bíblia evangélica contém sete livros a menos que a bíblia católica. São eles:
Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria, Eclesiástico.
Estes livros foram considerados pelos judeus da palestina como não sendo inspirados pelo Espírito
Santo e por isto os evangélicos os rejeitam como parte da bíblia. Outro ponto importante é que o
Novo Testamento não faz nenhuma referência a estes livros. (veja mais)
Qual o propósito da bíblia?
A bíblia é um livro cristológico, isto é, desde o Gêneses ao Apocalipse, tudo aponta para Jesus Cristo.
Portanto, a bíblia é um livro que tem o propósito de apresentar Jesus ao homem.
Existe algo realmente importante na bíblia para a minha vida?
A bíblia é o livro mais sábio e completo que existe. É impossível alguém se envolver com o estudo bíblico
é não sofrer uma mudança de vida. Milhares e milhares de pessoas, entre elas EU, tiveram suas vidas
completamente modificadas com os ensinamentos bíblicos.
Capítulos e versículos da Bíblia
Cada capítulo está dividido em versículos, ou trechos de algumas linhas ou frases
curtas. Pasuk(pesukim no plural), é o termo hebraico para versículo.A Bíblia contêm
24 livros para os judeus, 66 para os Protestantes, 73 para os católicos, e 78 para a
maioria dos ortodoxos. Estes livros variam em tamanho, podendo ter de uma única
página até dezenas, mas todos, até os mais curtos, são divididos em capítulos com
cerca de uma página ou duas de extensão.
A divisão judaica do texto hebraico difere sutilmente, em vários pontos, daquela
usada pelos cristãos tanto para capítulos quanto para versículos, por exemplo,
1 Crônicas 5:27-41 das bíblias em hebraico é numerado como I Crônicas 6:1-15
nas traduções cristãs. Há também pequenas variações entre as versões católicas
e as protestantes.
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Curiosidades Bíblicas - Você Sabia?
1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
R: Lamentações, Jonas e Naum.
3. Qual o menor livro da Bíblia?
R: II João (possui somente 13 versículos).
4. Qual o maior livro da Bíblia?
R: Salmos (possui 150 capítulos).
5. Qual o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).
6. Qual o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).
7. Qual o menor versículo da Bíblia?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).
8. Qual o maior versículo da Bíblia?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).
9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras.
10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 3.566.480 letras.
11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.
12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.
Gênesis
13. Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas?
R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4:19.
14. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado?
R: Jabal. Gênesis 4:20.
15. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?
R: Jubal. Gênesis 4:21.
16. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo?
R: Melquisedeque. Gênesis 14:18.
17. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia?
R: Sara. Gênesis 23:1.
18. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando?
R: Gênesis 24:11.
19. Quais os nomes dos filhos de Abraão?
R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara)
e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9.
Êxodo
20. Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?
R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8,9,10.
21. Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?
R: Moisés. Êxodo 4:24,25.
22. Qual o sobrinho que se casou com a sua tia?
R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.
23. Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para
consumo, porém tornaram-se doces depois?
R: Êxodo 15:23,24,25.
24. Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por
perder um dente?
R: Êxodo 21:27.
25. Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo?
R: Êxodo 23-20,21.
Números
26. Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado
para os amaldiçoar?
R: Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23:11,12.
27. Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?
R: Balaão. Números 22:25.
- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros,
sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.
- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia
com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.
- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que
ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de
1.200 metros. - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.
- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada,
compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada
três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas.
Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura.
Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode
ser lida com o auxílio de uma lente.
- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros
de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho
ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
- Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa,
são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a
do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de
71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
- Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a
Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar
a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;
- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1%
do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo
método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;
- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral,
12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;
- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias
manuscritas;
- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que
viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo
impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações
bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;
- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões,
utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;
- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento
foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de
consoantes;
- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua
peregrinação, vindo da terra de Ur;
- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados
desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos
Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;
- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata
Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico.
Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)
- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)
- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação.
(Lucas 24:13:18, João19:25)
-O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16)
- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões
de alegria aparecem 21 vezes na epístola.
- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)
- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente
como nos dias de hoje. (Naum 2:4)
- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)
- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias.(Isaías 8:3-4)
- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento?
(Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5)
- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T.
num total de 3.828 vezes?
- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.
- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.
- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.
- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.
- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.
- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e
318 no Novo Testamento.
- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.
- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!
- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.
- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.
- Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA!
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1- Quais são os livros dos profetas menores?
R: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
2- Quem foram os Patriarcas?
R: Abraão, Isaque e Jacó.
3- Dê os nomes dos Apóstolos que andaram com Jesus.
R: Pedro, André seu Irmão, Tiago e João seu Irmão, Filipe, Bartolomeu, e Mateus, Tiago Filho de Alfeu, Tadeu, Simão o Zelote (um grupo de Patriotas anti-romanos o quarto grupo do judaísmo em ordem são os Fariseus, os Seduceus, os essênios e os Zelotes), Judas Iscariotes.
4- Quantos livros tem a Bíblia no Velho Testamento e no Novo Testamento?
R: 66 Livros sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento.
5- Quantos capítulos tem o livro de Ezequiel?
R: Ezequiel tem 48.
6- Qual foi a pessoa que começou a escrever o livro de Jeremias?
R: Baruque, Jr. 45:1 depois foi colocado fogo no livro então Jeremias reescreveu.
7- Quais são os livros do Pentateuco?
R: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
8- Quem foram os três primeiro reis de Israel?
R: Saul, Davi e Salomão.
9- Qual foi o homem no velho testamento que teve três ministérios?
R: Samuel foi profeta, sacerdote e juiz.
10- Quem foram os três homens mais fiéis da Bíblia?
R: Noé, Daniel e Jó. Ez. 14:14.
11- Qual o maior Livro da Bíblia e quantos capítulos?
R: Salmos e tem 150 capítulos.
12- Quem foi o profeta que andou nu e descalço?
R: Isaias, Is. 20:2 e 3.
13- Qual o nome das esposas de Abraão, Isaque e Jacó?
R: Sara, Rebeca e Raquel.
14- O que está escrito em Mateus 1:1?
R: Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
15- Quantos anos tinha Jesus quando foi morto e ressuscitado?
R: 33 anos.
16- Tinha um irmão gêmeo que me vendeu seu direito a ser abençoado por nosso pai. Quem sou eu?
R: Jacó.
17- Por trezentos anos andei com Deus. Quem sou eu?
R: Enoque Gn. 5:22.
18- Reconstruí os muros de Jerusalém em 52 dias. Quem sou eu?
R: Neemias.
19- Sou o único apóstolo que ficou cego. Quem sou eu?
R: Paulo.
20- Nas águas fui levado, no império fui criado e no deserto fui casado. Quem sou eu?
R: Moisés.
21- Quem foi o profeta que casou com uma prostituta?
R: Oséias.
22- Quem é o apostolo do Amor?
R: Apostolo João.
23- Qual era a profissão de Neemias no palácio?
R: Copeiro do Rei.
24- Onde está escrito a primeira profecia Messiânica.
R: Em Gênesis 3:15
25- O que está escrito em Romanos 8:31?
R: Que diremos pois esta coisas? Se Deus é por nós quem será contra nós?
26- O que está escrito em Mateus 6: 9 ao 13?
R: A oração modelo.
27- Qual é a principal mensagem de Isaias 53?
R: Profecia acerca do Messias.
28- Quem escreveu o Salmo 90?
R: Moisés.
29- Quem escreveu o Livro de Salmos em sua maioria?
R: Davi.
30- Que voto tinha Sansão antes de perder a força?
R: O voto de Nazireu.
31- Qual foi o profeta que escreveu sobre o atalaia?
R: O profeta Ezequiel nos capitulos 3 e 33.
32- Quais são os Evangelhos.
R: Mateus, Marcos, Lucas e João.
33- Quem escreveu o Livro do Apocalipse?
R: Apóstolo João.
34- Quem foi o imperador da Babilônia?
R: Nabucodonosor.
35- Quanto tempo Israel ficou cativo no Egito?
R: 430 anos.
36- Quantos anos formaram o “tempo de silêncio” entre o novo e o velho testamento?
R: 430 anos.
37- Cite o nome de 10 profetas.
R. Isaias, Daniel Jeremias, Ezequiel, Oseías, Joel, Obadias, Zacarias, Malaquias e Habacuque.
38- Qual era a função de Arão irmão de Moisés?
R: Ele era sacerdote.
39- A quem Deus revelou os dez mandamentos?
R: Moises.
40- Quem mais escreveu Livros Bíblicos?
R: O Apóstolo Paulo (13 Cartas).
41- O que significa Gênesis?
R: Começo ou inicio.
42-Quem apareceu no monte com Jesus?
R: Moisés e Elias.
43-Quem era o rei judeu na época de Jesus?
R: Rei Herodes.
44- Que Apóstolo foi morto por Herodes?
R: Apostolo Tiago.
45- Como morreu Judas Iscariotes?
R: Ele se suicidou.
46 -Qual são os únicos livros na bíblia onde que não aparece o nome Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.
47- Qual o nome mais comprido e estranho de toda a bíblia?
R: Maersalalhasbas – filho de Isaias. (Isaías 8:3-4)
Deus abençoe à todos,
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