pontosabio.webnode.com.br

 


Exegese x Eisegese

Enquanto a exegese consiste em extrair o significado de um texto qualquer,

mediante legítimos métodos de interpretação; a eisegese consiste em injetar

em um texto, alguma coisa que o interprete quer que esteja ali, mas que na

verdade não faz parte do mesmo. Em última instância, quem usa a eisegese

força o texto mediante várias manipulações, fazendo com que uma passagem

diga o que na verdade não se acha lá.

HISTORIA EBD

  • HISTORIAS RELATIVAS

  • História da Assembléia de Deus no Brasil

     
              No início do século XX, apesar da presença de imigrantes alemães
    e suíços de origem protestante, e do valoroso trabalho de missionários
    de igrejas evangélicas tradicionais; nosso país era, em sua maioria, católico.
              A origem das Assembléias de Deus no Brasil está no fogo do
    reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, início do século XX,
    especialmente na América do Norte. Os participantes desse reavivamento
    ficaram cheios do Espírito Santo da mesma
    forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a Festa
    Judaica do Pentecoste, no início da Igreja Primitiva (Atos 2). Assim foram
    chamados de "pentecostais". Exatamente como os crentes que
    estavam no Cenáculo, os precursores do reavivamento, do século XX,
    falaram em línguas quando receberam o batismo no Espírito Santo.
    Outras manifestações sobrenaturais tais como profecia, interpretação de
    línguas, conversões e curas também aconteceram (At 2).
              Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará,
    em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles
    dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria
    profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da
    pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da
    Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons
    espirituais. As igrejas existentes na época – Batista de Belém,
    Presbiteriana, Anglicana e Metodista, ficaram bastante incomodadas
    com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de
    alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal.
    A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de
    1911, foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o
    que não demorou a ocorrer também com outros irmãos. O clima ficou
    tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de
    membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde
    realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove
    irmãos acabaram sendo expulsos da Igreja Batista. Convictos e
    resolvidos a organizar-se fundaram a Missão de Fé Apostólica, em
    18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida
    como Assembléia de Deus.
    Em poucas décadas, a Assembléia de Deus, a partir de Belém do
    Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades
    até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo,
    Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
              Em virtude de seu fenomenal crescimento, os
    pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso
    brasileiro. De repente, o clero católico despertou para uma
    possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se,
    no futuro, uma nação protestante.
              A Assembléia de Deus é uma comunidade protestante,
    segundo os princípios da Reformada Protestante pregada por
    Martinho Lutero, no século 16, contra a Igreja Católica. Cremos
    que qualquer pessoa pode se dirigir diretamente a Deus
    baseada na morte de Jesus, na cruz. Este é um relacionamento
    pessoal e significativo com Jesus. Embora sejamos menos
    formais em nossa adoração a Deus do que muitas
    denominações protestantes, a Assembléia de Deus se identifica
    com eles na fundamentação bíblica-doutrinária, com exceção
    da doutrina pentecostal (Hebreus 4.14-16; 6.20; Efésios 2.18).
              A Assembléia de Deus é uma igreja evangélica pentecostal
    que prima pela ortodoxia doutrinária. Tendo a Bíblia como a sua
    única regra de fé e prática, acha-se comprometida com a
    evangelização do Brasil e no mundo, conformando-se plenamente
    com as reivindicações da Grande Comissão.
              A doutrina que distingue as Assembléias de Deus de outras
    igrejas; diz respeito ao batismo no Espírito Santo. As Assembléias
    de Deus crêem que o batismo no Espírito Santo concede aos
    crentes vários benefícios como estão registrados no Novo
    Testamento. Estes incluem poder para testemunhar e servir aos
    outros; uma dedicação à obra de Deus; um amor mais intenso
    por Cristo, sua Palavra, e pelos perdidos; e o recebimento de dons
    espirituais (Atos 1.4,8; 8.15-17).
              As Assembléias de Deus crêem que quando o Espírito
    Santo é derramado, ele enche o crente e fala em línguas
    estranhas como aconteceu com os 120 crentes no Cenáculo, no
    Dia de Pentecoste. Embora esta convicção pentecostal seja distintiva,
    a Assembléia de Deus não a tem como mais importante do que as
    outras doutrinas (Atos 2.4).
              O seu Credo de Fé realça a salvação pela fé no sacrifício
    vicário de Cristo, a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos
    dons espirituais e a bendita esperança na segunda vinda do
    Senhor Jesus. Consciente de sua missão, a Assembléia de Deus
    não prevalece do fato de ter, segundo algumas estatísticas, em
    torno de oito milhões de membros. Apesar de sua força e penetração
    social, optou por agir profética e sacerdotalmente. Se por um lado,
    protesta contra as iniqüidades sociais, por outro, não pode descurar
    de suas responsabilidades intercessórias.
     
    "A Organização da Assembléia de Deus;Com um número reduzido de
    membros estavam lançadas as bases do Movimento e as raízes se
    estenderiam por todo o solo brasileiro com a denominação de
    Assembléia de Deus. Na mesma noite da expulsão, ao chegarem a casa
    da irmã Celina, os irmãos resolveram passar a se congregar alí, o que
    normalmente foi feito pelo espaço de mais ou menos três meses,
    com cultos dirigidos pelo missionário Vingren e pelo irmão Plácido.
    Daniel Berg pouco
    falava por ainda estar atrasado no aprendizado da língua. Disso
    tudo surgiu a necessidade de que o trabalho fosse organizado
    como igreja, o que se deu a 18 de junho de 1911, quando por
    deliberação unânime, foi fundada a Assembléia de Deus no
    Brasil, tendo em Daniel Berg e Gunnar Vingren os primeiros
    orientadores. O termo Assembléia de Deus dado a denominação
    não tem uma origem definida entre nós. entretanto, sugere-se
    estar ligado as Igrejas que na América do Norte professam a
    mesma doutrina e recebem a designação de Assembléia de
    Deus ou Igreja Pentecostal. Sobre a questão e aceitável o
    seguinte testemunho do irmão Manoel Rodrigues. "Estou
    perfeitamente lembrado da primeira vez que se tocou neste
    assunto. Tínhamos saído de um culto na Vila Coroa.
    Estávamos na parada do bonde Bemal do Couto, canto
    com a Santa Casa de Misericórdia. O irmão Vingrem
    perguntou-nos que nome deveria dar-se a Igreja, explicando
    que na América do Norte usavam o termo Assembléia de
    Deus ou Igreja Pentecostal. Todos os presentes concordaram
    em que deveria ser Assembléia de Deus. Em 11 de Janeiro
    de 1968 a denominação foi registrada oficialmente como
    pessoa jurídica. com o nome de Assembléia de Deus.
    Desde sua fundação esta Igreja teve os seguintes pastores:
    I - Gunnar Vingren - 1911l - 1924 Organizada, a igreja
    aclamou seu primeiro pastor na pessoa de Gunnar Vingren
    que permaneceu atá 1924, quando transferiu-se para o Rio
    de Janeiro. então capital do Brasil. Como auxiliar direto, Daniel
    Berg ocupava-se da evangelização. Este servo de Deus
    evangelizou Belém de casa em casa.Também na antiga Estrada
    de Ferro de Bragança fez o mesmo trabalho. Quase 300 Km
    de Bélem a Bragança e ele fez a pé esta grande caminhada,
    levando a preciosa semente de casa em casa, em todas as
    cidades vilas, povoados e aglomerados, além das casas isoladas.
    Onde quer tivesse um morador, D)aniel Berg deixou uma palavra
    de salvação e uma porção bíblica - QUEM ESTÁ DISPOSTO A
    FAZER ISTO HOJE? Também levou a mensagem inflamada do
    pentecostes a região das ilhas estabelecendo igrejas em vários
    locais do Marajó. Outros auxiliares foram Adriano Nobre, Bruno
    Skolimowisk (O PRIMEIRO ESTRANGEIRO A SER CONSAGRADO
    PASTOR) Samuel Nystron, Nels Nelson, Almeida Sobrinho (primeiro
    editor pentecostal) que editou dois números de A VOZ DA VERDADE.
    Cada crente era um missionário. Novos convertidos transformavam-se
    em emhaixadores do Rei. Gunnar Vingren os instruia e incentivava
    que levassem a Mensagem Poderosa. Já em 1913 havia obreiros
    vocacionados, surgindo os primeirns pastores nas pessoas de
    Absalão Piano e Izidoro Filho, Crispiano Mwlo (1915), Adriano
    Nobre e tantos outros. Ainda em 1913 o irmão José de Matos
    foi levar a mensagem pentecostal à Portugal, tornando-se o
    primeiro missionário do Brasil no exterior."
     

    CRONOLOGIA DA ESCOLA DOMINICAL  No Mundo,

  • no Brasil e nas Assembléias de Deus

    ANO

    ACONTECIMENTO

    1736

    14/09 Nasce Robert Raikes, na Inglaterra.

    1780

    Robert Rikes, jornalista evangélico (episcopal),
    com 44 anos, realiza em Gloucester, Inglaterra,
    as primeiras aulas aos domingos pela manhã para
    crianças sobre leitura, escrita, aritmética, instrução moral
    e cívica e conhecimentos religiosos, dando início à Escola
    Dominical, não exatamente no modelo que temos hoje,
    mas como escola de instrução popular gratuita, o que
    veio a ser a precursora do moderno sistema de ensino
    público. As primeiras professoras foram assalariadas por Raikes.

    1783

    03/11 Dia Natalício da Escola Dominical, pois Raikes,
    após três anos de experiência com 7 Escolas Dominicais
    em casas particulares e com 30 alunos em cada uma delas,
    alcança êxito em seu trabalho com a transformação na vida
    de duas crianças.  A Escola Dominical passou das casas
    particulares para os templos, os quais passaram a
    encher-se de crianças.

    1784

    Quatro anos após a fundação, a Escola Dominical já
    contava com 250 mil alunos matriculados.

    1785

    Raikes Organiza a primeira União de Escolas Dominicais,
    em Gloucester, com ajuda de William Fox. Surgem as primeiras
    Bíblias, Testamentos e Livros para serem usados especialmente
    nas Escolas Dominicais. Raikes publica o Sunday School
    Companion, que era um simples livro de leitura de
    versículos bíblicos. É iniciado o movimento de Escolas
    Dominicais nos Estados Unidos da América, na Casa de
    William Elliott, inspirado nos exemplos britânicos. 

     1790

    É fundada a primeira União de Escolas Dominicais dos EUA,
    em Philadelphia, para prover salas de aulas e professores para
    as escolas. Em Charleston, EUA, a Conferência Metodista
    reconhece oficialmente as suas Escolas Dominicais.  

    1797

    Somente na Inglaterra chega a mil o número de Escolas Dominicais.

    1800

    Surgem fortes ataques contra a Escola Dominical.
    Raikes ‚ acusado de "profanador do Dia do Senhor",
    pelo fato de fazer funcionar a Escola aos domingos...
    Tal acusação partiu dos religiosos da época. No
    Parlamento chegou a ser apresentado um decreto
    para proibir Escolas Dominicais em toda a Inglaterra.
    Tal decreto jamais foi aprovado.

    1810

    O movimento já contava com mais de três mil Escolas
    Dominicais e com aproximadamente 275 mil alunos matriculados.

    1811

    Começa a separação de classes para que adultos
    analfabetos, assim como as crianças, também
    pudessem aprender a ler a Bíblia. O movimento chega
    a 400 mil alunos matriculados só na Inglaterra.
    5/04  Morre Robert Raikes, aos 76 anos de idade,
    tendo a Escola Dominical se espalhado por toda a I
    nglaterra e em outras partes do mundo.

    1820

    Começam os primeiros passos para congregar as
    Uniões locais de Escolas Dominicais numa central -
    União Americana de Escolas Dominicais.

    1824

    25/05 A União Americana de Escolas Dominicais, em
    Filadelfia, EUA, torna-se a representante nacional de
    723 Escolas afiliadas e 50 mil alunos.

    1831

    As Escolas Dominicais chegam a 1.250.000 alunos
    matriculados, cerca de 25% da população da Inglaterra
    na época.

    1832

    03/10 Realizada a Primeira Convenção Nacional
    da União Americana de Escolas Dominicais, em New York.

    1836

    O Rev. Justin Spauding, da Igreja Metodista, organiza no
    Rio de Janeiro, entre estrangeiros, uma congregação
    com cerca de 40 pessoas e em junho abre uma Escola
    Dominical com 30 alunos, dos quais alguns eram brasileiros,
    ensinados na sua própria língua.   

    1855

    19/08 Robert Kalley e sua esposa Da. Sarah Poulton, casal
    de missionários escoceses, realizam a primeira aula de Escola
    Dominical para cinco crianças, em sua residência na cidade de
    Petrópolis, Rio de Janeiro, o que resultaria na fundação da Igreja
    Evangélica Fluminense, embrião da Igreja Congregacional.

     1911

    Dois meses após a fundação das Assembléias de Deus, é realizada
    a primeira aula de Escola Dominical, na casa do irmão José
    Batista Carvalho, na Av. São Jerônimo, em Belém, PA.

     1920

    Começa a circular como suplemento do Jornal Boa Somente
    em Belém, PA, os Estudos Dominicaes, o embrião da atual
    revista Lições Bíblicas, para Jovens e Adultos.

     1930

    Lançada a revista Lições Bíblicas para adultos, inicialmente
    comentada pelos missionários suecos Samuel Nyström e Nils
    Kastberg. A CPAD ainda não tinha sido fundada.

     1932

    25 a 31/7 Realizada a XI Convenção Mundial de Escolas
    Dominicais, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

     1943

    Lançada a primeira revista para crianças na Escola
    Dominical das Assembléias de Deus, escrita pelas
    professoras Nair Soares e Cacilda de Brito.

     1955

    Surge nova revista infantil da CPAD, chamada Lições
    Bíblicas para Criança, para as idades de 6 a 8 anos.
    Publicado o primeiro comentário de Lições Bíblicas de
    autoria do missionário sueco Eurico Bergstén, que viria
    ser o comentarista com o maior número de lições
    escritas: 35.  19/8  Completados 100 anos de fundação
    das Escolas Dominicais no Brasil.

     1973

    Novamente lançada pela CPAD uma revista para
    crianças por iniciativa e comentários do pr. José Pimentel
    de Carvalho, sob o título: Minha Revistinha, para as idades
    de 4 e 5 anos.    

     1974

    Fundado o Departamento de Escola Dominical da CPAD
    (atual Setor de Educação Cristã), sob a chefia do pastor
    Antonio Gilberto. 1 a 06/07 Realizado o primeiro CAPED
    (Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola
    Dominical), da CPAD e fundado pelo pastor Antonio Gilberto,
    na Assembléia de Deus de São Cristóvão, RJ. Lançado o
    Livro "Manual da Escola Dominical", de autoria do pastor
    Antonio Gilberto, best-seller da CPAD e livro-texto do CAPED.
    Lançada pela CPAD a revista infantil Estudando a Bíblia
    (atual revista Juniores, para crianças de 9 a 11 anos).

     1980

    Comemorados os 200 anos de fundação da Escola Dominical
    no mundo pela Associação lnternacional de Educação
    Cristã (ICEA).
    O número de alunos em todo o mundo‚ é estimado em
    120 milhões, com cerca de 2 milhões de Escolas Dominicais
    (não nos moldes do modelo britânico de Raikes) e 8 milhões
    de professores.

     1981

    Lançado pela CPAD o Primeiro Plano de Revistas da Escola
    Dominical para Assembléias de Deus, formulado pelo pastor
     
    Antonio Gilberto, que estabelecia, pela primeira vez, revistas
    para cada faixa etária da Escola Dominical.

     1982

    Lançada a revista Mensageiros da Fé (atual Adolescentes
    Vencedores), para crianças de 12 a 14 anos. Lançada revista
    do Mestre para a revista Lições Bíblicas (Jovens e Adultos),
    comentadas pelos missionários João Kolenda Lemos e
    sua esposa Doris Ruth Lemos.

     1985

    Lançado pela CPAD o Curso Evangelização Infanto-Juvenil
    (CEI) destinado ao treinamento de professoras de crianças e
    adolescentes (curso atualmente fora desativado).

     1994

    Reformulado e Relançado pela CPAD o Plano de Revistas
    formulado em 1974, com a inclusão de duas novas revistas:
    Campeões da Fé (atual Juvenis Lições Bíblicas), para
    adolescentes de 15 a 17 anos, e a revista Discipulando
    para novos convertidos.    

    1996

    Lançada a campanha da CPAD Biênio da Escola Dominical -
    96/97 "Achei o Livro na casa do Senhor"
    5 a 07/06 Realizado o I Encontro Nacional de Superioridades
    de Escola Dominical, no Hotel Glória, Rio de Janeiro, RJ.

    1998 

    10 a 13/6 Realizado o I Congresso Nacional de Escolas
    Dominicais das Assembléias de Deus, no Riocentro, Rio
    de Janeiro, RJ. 11 a 20/11 Realizado o primeiro CAPED
    fora do Brasil, em Moçambique, África. 
    Lançado o CAPED em vídeo com 5 fitas.

    1999 

    12 a 15/11 Realizada a Conferência Nacional de Escolas
    Dominicais, no Centro de Convenções da Universidade
    Federal de Pernambuco, Recife. 
    Lançada a revista Lições Bíblicas Mestre em CD-ROM.
     Lançada a Revista Ensinador Cristão, da CPAD, para
    circular a partir do 1º trimestre de 2000. 
    Reformulado e relançado o Plano de Revistas da CPAD
    da edição de 1994, tendo as primeiras revistas de Escola
    Dominical no Brasil totalmente coloridas e tendo a inclusão
    de mais duas revistas: a Maternal, para crianças de 2 e 3
    anos, e a Discipulado Mestre.

    2000 

    Lançadas as revistas de Escola Dominical da CPAD para
    toda a América Latina pela Editorial Patmos. (editora da
    CPAD para o mundo hispânico). 24 a 27/05 Realizado o
    segundo CAPED fora do Brasil: Nova Iorque, EUA. 
    Lançado o CEI em vídeo com 4 fitas. Lançada a Cartilha
    Escola Dominical Revistas e Currículos, para pastores,
    superintendentes, coordenadores de departamentos
    e professores.  Lançada a capanha todos na Escola
    Dominical cada crente um aluno, para mobilizar as
    Igrejas a envolverem a grande partes de seus membros
    que não freqüentam a Escola Dominical nas Assembléias
    de Deus. 06 a 09/09 Realizado o II Congresso Nacional
    de Escolas Dominicais nas Assembléias de Deus, no
    Riocentro, Rio de Janeiro. 

 

__________________________________________________________________________________

HISTORIA EBD

 

  • História

Surgiu na Inglaterra, com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem

atividade durante os serviços de domingo. Atualmente, esta atividade envolve os

membros da congregação, em todas as faixas etárias e acontece em horário

diverso ao serviço religioso. No Brasil, a maioria das comunidades adota a EBD

matinal e os serviços religiosos vespertinos, mas algumas realizam a EBD

horas antes do início dos cultos. Em países como EUA e na Inglaterra, todas

as atividades dominicais acontecem durante a manhã.

Igreja Católica Romana e as Igrejas Ortodoxas Orientais comumente

mantém escolas paroquiais, e parte da educação ali oferecida é, naturalmente,

de cunho religioso. Muitos grupos protestantes, em contraste com isso,

tradicionalmente têm dependido do sistema de escolas públicas no que concerne

à educação secular. Assim, foi apenas natural que, como meio de ensinar a Bíblia

às crianças, a Escola Dominical tenha sido uma criação protestante. Ademais,

tem sido sempre típico da ênfase protestante salientar os estudos bíblicos,

o cerne mesmo da Escola Dominical. Porém, como uma espécie de escola

dominical sem, contudo, receber este nome um Arcebispo Católico Romano

de MilãoItália, criou um movimento semelhante ao Movimento de Escola

Dominical. Carlos Borromeo, segundo filho de uma família muito rica, filho do

Conde Gilberto Borromeo e Margarita de Médicis, nascido no Castelo de

AronaItália, em 2 de Outubro de 1538, considerando a morte de seu

irmão, que caiu do cavalo em que cavalgava, como um aviso enviado

pelo céu, para estar preparado, pois, no dia em que ele menos pensasse,

Deus, por meio da morte, viria acertar-lhe as contas, renunciou às suas

riquezas e foi ordenado sacerdote. Aos doze anos recebeu a tonsura

sacerdotal e seu tio, Júlio César Borromeo, o Cardeal de Médicis, lhe cedeu

a abadia beneditina de São Graciano e São Felino, em Arona. Depois

de estudar latim em Milão, o jovem Carlos ingressou na Universidade de Pavia,

estudando sob a direção de Francisco Alciati, que mais tarde foi promovido

ao Cardinalato. Carlos tinha muita dificuldade com a retórica e sua inteligência

não era deslumbrante, sendo considerado lento, embora fizesse progressos

em seus estudos. Aos 22 anos, quando seus pais já eram falecidos, alcançou

o título de Doutor e, em seguida, retornou a Milão, onde recebeu a notícia

de que seu tio, o Cardeal de Médicis fora eleito Papa em um conclave,

em 1559, por ocasião da morte do Papa Paulo IV. No início de 1560, o novo

Papa ordenou seu sobrinho a diácono, e, em 8 de fevereiro, o nomeou

administrador da sede vacante de Milão. O princípio do nepotismo beneficiou

Carlos, que foi nomeado, sucessivamente, Legado de Bolonha e da Marca de

Ancona, Protetor de Portugal, dos Países Baixos, dos Cantões Católicos

Suíços, das Ordens Monásticas dos FranciscanosCarmelitas, dos

Cavaleiros de Malta e muitas outras, antes de completar 23 anos. A influência

de Carlos aumentou tanto que se tornou decisivo no reinício das sessões do

Concílio de Trento, intenção de seu tio, o Papa Pio IV, suspenso em 1552.

Seus esforços foram um sucesso, e o Concílio voltou a reunir-se em janeiro de

1562, tornando-se o diretor intelectual e o espírito reitor da terceira e última sessão

do Concílio de Trento. Foi ordenado presbítero (padre) em 1563 e, dois meses tarde,

recebeu a consagração episcopal. Foi confiado a ele a supervisão da publicação do

Catecismo de Trento e a reforma dos livros litúrgicos e da música sagrada.

Em abril de 1566, Carlos chegou a Milão para trabalhar na reforma de sua

Arquidiocese, organizando sua própria casa. Estabelecido em Milão, Carlos

vendeu objetos preciosos da Arquidiocese, avaliados em 30.000 coroas, soma

que foi usada para socorrer famílias necessitadas. Sua diocese sustentava pobres

com 200 coroas mensais. A generosidade de Carlos foi tamanha para com o Colégio

Inglês de Douai, na época, pertencente à Inglaterra, que o Cardeal Allen, considerou

Arcebispo de Milão como seu fundador.

Na Arquidiocese de Milão pouco se conhecia acerca da religião, e as práticas

religiosas configuravam superstição, além de haver abusos morais. Carlos, então,

ordenou aos clérigos sob sua liderança que atendessem a instrução cristã das crianças,

ensinando publicamente o catecismo todos os domingos e feriados, estabelecendo a

Companhia da Doutrina Cristã, que chegou a contar com 740 escolas, 3000 catequistas

e 40000 alunos, dois séculos antes de Robert Raikes criar a Escola Dominical.

  • Robert Raikes e a Primeira Escola Dominical no Mundo

A Escola Dominical, como criação de cristãos evangélicos, tem sido reclamada a sua

criação para

diversas pessoas, muitas delas metodistas, devido a própria visão social que o

Grande Despertamento fazia revelar-se nos líderes avivalistas.

John Wesley iniciou estudos bíblicos dominicais em SavannahGeórgia, em 1737.

Entre 1763 e 1769, Hannah Ball Moore, uma senhora metodista começou estudos

bíblicos dominicais em sua própria casa e, a partir de 1769, nas dependências da

Igreja (Anglicana) High Wycombe. Na década de 1770, o Ministro Unitariano

Theophilus Lindsey proveu lições bíblicas dominicais em sua igreja, a Capela da

Rua Essex, em Londres. O Rev. J. M. Moffatt,, Ministro Independente de Nailsworth,

passou a lecionar estudos bíblicos dominicais já em 1774. Em Ephata, Pennsylvania,

em Washington, no Estado de Connecticut, no início de 1780 já se usavam o

Catecismo de Westminster e a Bíblia em estudos bíblicos dominicais das

igrejas presbiterianas. Howard J. Harris declarou que, em 1780, estudos bíblicos

dominicais eram feitos em cidades de Gloucester e em vilas da Inglaterra, como

Painswick e Dursley. E um ministro metodista de CharlestonCarolina do Sul,

em 1787, chamado George Daughaday, administrou estudos bíblicos dominicais

a crianças negras americanas. Mas o Movimento de Escola Dominical, propriamente

dito, teve como criador Robert Raikes.

Robert Raikes (14 de Setembro de 1735-5 de Abril de 1811), filho de Robert e Mary

Raikes, foi quem originou o Movimento de Escola Dominical. Anglicano, Raikes

foi batizado na infância na Igreja (Anglicana) de Santa Maria da Cripta e educado

na Escola da Cripta, ambos na Rua Southgate, em Gloucester, e, mais tarde, na

Escola dos Reis. Tornou-se aprendiz de Jornalismo com seu pai, dono do Diário

de Gloucester. Quando seu pai faleceu, em 1757, Raikes assumiu a editoria do

jornal, aumentando o tamanho do jornal e melhorando o layout.

Raikes se interessava pela reforma prisional inglesa, por causas das condições

terríveis a que os presos eram submetidos. Certo dia, procurando um jardineiro

na Rua Saint Catherine, no bairro de Sooty Alley, ele encontrou um grupo de crianças

maltrapilhas brincando na rua. A esposa do jardineiro disse, então, que aos domingos

a situação era pior, pois as crianças que trabalhavam nas fábricas, de segunda a sábado,

durante horas muito longas, ficavam desocupadas nesse dia, quase abandonadas,

passando o tempo brincando, brigando e aprendendo toda espécie de vícios. Elas

extravasavam toda sorte de violência nesse dia. Essas crianças, constatou Raikes,

estavam a um passo do mundo do crime e ele chegou a ver o destino de muitas delas,

ao visitar as prisões de Gloucester.

Raikes resolveu estabelecer uma escola gratuita para esses meninos de rua. Então,

Raikes contratou uma equipe de quatro mulheres no bairro para lecionar, recebendo

um xelim e seis pence, cada uma. Com a ajuda do Rev. Thomas Stock, Ministro Anglicano,

Raikes pôde logo associar cem crianças, de seis aos doze ou quatorze anos, nestas

escolas dominicais. A primeira foi instalada na Rua Saint Catherine. Seu objetivo principal

não era ensinar a Bíblia, mas alfabetizar os alunos e ministrar aulas de religião com o

propósito de reformar a sociedade. O objetivo último era modificar-lhes o caráter usando

os ensinamentos bíblicos.

Assim, a Escola Dominical nasceu como um instituto bíblico infantil, operando de forma

independente das igrejas, alfabetizando e ensinando Bíblia às crianças carentes. Algumas

crianças, a princípio, relutaram em vir para as escolas porque as suas roupas estavam tão

rotas, mas Raikes providenciou tudo de que eles precisavam, inclusive banho e cabelos penteados.

As aulas começavam às 10 horas da manhã e iam até as duas da tarde, com lições de

matemática, história e inglês, com um intervalo de uma hora para o almoço. Eles eram

levados então à igreja para serem instruídos no catecismo até as 17:30 h. Recebiam

pequenas recompensas, como livros, canetas, jogos, aqueles que tivessem dominado a

lição ou aqueles cujo comportamento tivessem mostrado uma melhoria notável. Entrementes,

recebiam castigo corporal aqueles de mau comportamento, como era do costume pedagógico

da época. Depois de um período experimental, Raikes divulgou suas idéia e os resultados

em seu jornal, 

no dia 3 de Novembro de 1783, data em que se comemora, na Grã-Bretanha, o dia da

Fundação da Escola Dominical. Esta experiência foi transcrita em outros jornais. Líderes

religiosos tomaram conhecimento do movimento que se espalhava.

Em 1784, eram 250 mil alunos matriculados. A taxa de criminalidade de Gloucester caiu,

com o advento das escolas dominicais de Raikes, de forma que em 1792 não houve um só

caso julgado pela comarca de Gloucester.

O trabalho de Raikes foi saudado com entusiasmo, e em breve, escolas dominicais já

estavam sendo criadas em todo o Reino Unido e exportadas para os Estados Unidos.

Seu trabalho foi muito assessorado pelo comerciante William Fox (1736-1826), diácono

da Igreja Batista da Rua Prescott, em Londres. Impressionado pelas escolas dominicais

fundadas por Raikes que eram responsáveis pela redução do índice de criminalidade de

Gloucester, Fox chamou Raikes para formar uma associação para promoção e criação

de escolas dominicais. Foi criado, então em 1785, a Sunday School Society of Great

Britain (Sociedade da Escola Dominical da Grã-Bretanha), com o apoio dos bispos

anglicanos de Chester e Salisbury. Essa sociedade foi ajudada por muitos filantropos,

podendo abrir cerca de trezentas escolas dominicais, suprindo-as com livros, material

didático e professores. Esta sociedade publicou, na gráfica de Raikes, o Sunday School

Companion, livro com versículos bíblicos para leitura. Em 1787, segundo depoimento de

Samuel Glasse, 200 mil crianças eram alunas da Escola Dominical em toda a Inglaterra.

Houve, no entanto, uma forte oposição ao movimento de Raikes, que era considerado

por alguns líderes religiosos como um movimento diabólico, porque era à parte das Igrejas

e era dirigido por leigos, isto é, pessoas que não tinham formação religosa. O

Arcebispo de Canterbury reuniu os bispos para considerar o que deveria ser feito

para exterminar o movimento. Chegou-se a pedir que o Parlamento, em 1800,

aprovasse um decreto para proibir o funcionamento de escolas dominicais. Achavam

que este movimento levaria à desunião da Igreja e que profanava “o dia do Senhor”.

Tal decreto nunca foi aprovado. Em 1802, Raikes se aposentou, e, em 1811,

após um ataque de coração, veio a falecer. Seus alunos vieram ao funeral, na

Igreja (Anglicana) de Santa Maria do Filão e receberam da Sra. Raikes um

xelim e uma fatia de um grande bolo de ameixa cada um. Quando Raikes

faleceu, quatrocentos mil alunos estavam matriculados nas diversas escolas

dominicais britânicas. Nesse ano ocorreu a divisão em classes, possibilitando

alfabetização de adultos.

  • John Wesley e o Movimento da Escola Dominical

John Wesley (1703-1791) também foi uma grande força por detrás da propagação do

Movimento de Escola Dominical. Ele chegou a dizer que “encontro estas escolas aonde

quer que eu vá”. Essa declaração foi publicada no Diário de Gloucester em julho de 1784.

Igreja Metodista da Inglaterra, fundada após sua morte, deve muito de seu fenomenal

crescimento às Escolas Dominicais das Sociedades Metodistas da Igreja da Inglaterra,

estabelecidas por Wesley, entre outros, na Inglaterra e nos Estados Unidos.

  • A Primeira Escola Dominical na América

Nos Estados Unidos, a primeira Escola Dominical reconhecida foi a escola bíblica

fundada por William Elliot em 1802. Ela funcionava em sua fazenda aos domingos

à tarde. Mais tarde, foi transferida para a Igreja (Anglicana) de Oak Grave, no condado

de Accomac, Virgínia.

No começo do século XIX, foram fundadas muitas escolas dominicais nos mais

diversos lugares dos Estados Unidos e o crescimento delas foi nada menos que

fenomenal. Várias uniões formais de Escolas Dominicais foram organizadas,

para ensino tanto de crianças quanto de adultos. Não demorou para que as

Igrejas Evangélicas entendessem que era necessário ensinar a Bíblia a seus

membros, em regime semanal, o que poderia ser feito, através da Escola Dominical.

Em 1824, a União Americana de Escolas Dominicais contava com escolas em dezessete

dos trinta e quatro estados americanos então existentes. Mesmo assim, a Escola

Dominical continuava nas mãos de leigos em sua maioria, embora já contassem

com profissionais do magistério então.

  • A Escola Dominical no Brasil

Igreja Metodista trouxe a Escola Dominical para o Brasil. Em 1836, o Rev. Justin

Spaulding organizou no Rio de Janeiro, entre estrangeiros, uma congregação com

cerca de 40 pessoas e em junho abriu uma Escola Dominical com 30 alunos, dos

quais alguns eram brasileiros, ensinados na sua própria língua.

Mas o espírito de Raikes, em criar um “instituto bíblico infantil”, somente surgiu

dezenove anos mais tarde, através do casal de missionários escoceses independentes,

Robert e Sarah Kalley. Eles são considerados os fundadores da Escola Dominical no

Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro,

eles dirigiram aquela que é considerada a primeira Escola Dominical em terras

brasileiras. Sua audiência não foi grande: apenas cinco crianças assistiram àquela

aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares

mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à

Igreja Evangélica Fluminense, marco da Igrejas Evangélicas Congregacionais

no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se

instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu - segundo informações

da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que

registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

  • Currículo

O programa de disciplinas das EBD é geralmente determinado pelo departamento

de educação e pode envolver estudo sistemático de livros bíblicos, bem como

fundamentos doutrinários ou temas relacionados com grupos específicos, como

classes para casais, para adolescentes, para novos adeptos ou para catecúmenos;

sempre baseados em fundamentos bíblicos.

 

  • Evolução no Currículo e nos Métodos

No começo do movimento, ensinava-se às crianças a ler e a escrever, e então a

Bíblia lhes era ensinada com proveito. Essa função foi sendo abandonada, à

medida que as escolas públicas se foram ocupando da alfabetização. Assim,

Bíblia tornou-se, virtualmente, o único material exposto na Escola Dominical,

contando o dinheiro recolhido e quantos alunos freqüentam, divididos por classes,

a Escola Dominical. Entrementes, a educação religiosa tem assumido um escopo

mais amplo, e escolas regulares têm-se tornado uma das funções de muitas

igrejas. Isso tem feito a Escola Dominical tornar-se mais especializada. Várias

denominações têm uma literatura especial (revistas), bem como alguma forma de

apresentação sistemática de estudos bíblicos.

Em algumas escolas também são debatidos temas seculares sob a ótica

doutrinária de cada denominação.

Antigas revistas de escola dominical utilizadas pela Assembléia de Deus

Os métodos didáticos utilizados são os comuns a outras práticas educativas:

de acordo com a faixa etária da classe são utilizados elementos como vídeo,

esquetes, marionetes, música, além das tradicionais brochuras com 13 lições

que giram em torno de um tema central e que são utilizadas em praticamente

todas as escolas dominicais, sendo geralmente produzidas por uma editora

vínculada à própria denominação.

 

  • Objetivos da Escola Dominical

Evangelização - Fornecer aos novos convertidos e a membros da igreja estudo

bíblico.

Santificação - Ensinar os fiéis a viverem de acordo com os princípios bíblicos

defendidos pela denominação. Serviço - Prepararar e incentivar os membros a

servir ao Senhor de diferentes formas: evangelizando, apoiando os enfermos e

necessitados enfim trabalhar na obra tendo amor por ela e assim alcançar almas para o reino.

  • Organização

A distribuição de departamentos e classes geralmente se faz em função da

idade e do gênero dos alunos. Na maioria das igrejas protestantes há pelo

menos 3 turmas infantís (por exemplo: uma turma de 1 a 3 anos, outra de 4 a 7

anos e mais uma de 8 a 11 anos) somadas a uma turma de adolescentes

(para alunos entre 12 e 18 anos), uma turma de jovens (que geralmente aceita

fiéis até 30 ou 35 anos e em geral não recebe casados). Os casados e adultos

maiores de 30 anos geralente são divididos em duas turmas, de acordo com o

gênero, mas também há igrejas que reúnem homem e mulheres casados em

uma só turma. [1]

Alguns dos professores das escolas dominicais são geralmente membros leigos

e com larga experiência religiosa.

Ja outros possuem formação teologica...

 

 

__________________________________________________________________________________

HISTORIA EBD

  • ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são

considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de

1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira

Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas

cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho

florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma

Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil. 

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se

instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações

da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que

registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém,

em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

História da Escola Dominical no Mundo

As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor

ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a

história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos

tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno

do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos,

não teríamos hoje a Escola Dominical.

A Escola Dominical do nosso tempo nasceu de visão de um homem que, compadecido

com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como

ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo,

perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da

Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel. 
Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre

envolvidos nos piores delitos. 
É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em

ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos

transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra

de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias

seculares: matemática, história e a língua materna – o inglês.
Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a

oposição não tardou a chegar. Muitos eram os que o acusavam de estar

quebrantando domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com

esses moleques? Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe

para ser consagrado a Deus?
Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é adorado

através de nosso trabalho amoroso incondicional.

Embora haja começado a trabalhar em 1780, foi somente em 1783, após três

anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar

os resultados de sua obra pioneira.

No dia 3 de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara

e continuava a operar na vida daqueles meninos Gloucester. Eis porque a data foi

escolhida como o dia da fundação da Escola Dominical.

Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que

atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje

dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa

agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.
Tornou-se a Escola Dominical tão importante, que já não podemos conceber uma

igreja sem ela. É aqui onde aprendemos os rudimentos da fé e o valor de uma vida

inteiramente consagrada ao serviço do Mestre.

 

 

 

 

 

Hebraico/Frases e palavras úteis em hebraico

 
 
Tradução Palavra e frase Transliteração
Hebraico עברית ivrit  
Paz/Olá שלום shalom  
Tchau, adeus, até a vista להתראות lehitra’ot  
Muito prazer (em conhecê-lo) נעים מאוד na’im me’od  
Por favor בבקשה bevakasha  
Obrigado תודה todá  
Muito obrigado תודה רבה todá rabá
Desculpe-me סליחה sliha
Tudo bem?   Col be seder?
Como vai você?   Mah nishmá?
Sim כן ken  
Não לא lo  
Saúde ! לחיים le-chaim  
Bom dia בוקר טוב boqer tov
Boa tarde ערב טוב erev tov
Boa noite לילה טוב laíla tov
Um momento! רגע rega!
Bom! טוב tov
Eu não entendi (forma masculina) אני לא מבין ani lo mevin
Eu não entendi (forma feminina) אני לא מבינה ani lo mevina
Bom apetite בתיאבון beteavon
Você fala inglês ? (forma masculina) ?אתה מדבר אנגלית atá medaber anglit?
Você fala inglês ? (forma feminina) ?את מדברת אנגלית at medaberet anglit?
 

 

 

 

 

 

           Bíblia: A palavra de Deus

 

Apesar de ser o livro mais lido e conhecido do mundo, muitas pessoas tem dúvidas sobre a bíblia. Ela de fato é a 

palavra

de Deus? Conheça um pouco deste livro que poderá mudar a sua vida.

O que significa bíblia?

A palavra bíblia deriva do grego bíblion, que significa "conjunto de livros". Ao todo são 66 livros, sendo 39 do

Antigo Testamento (antiga aliança) e 27 do Novo Testamento (nova aliança).

Quem escreveu a bíblia?

Aproximadamente 40 homens escreveram os 66 livros da bíblia, contudo, a bíblia tem um único autor intelectual

que foi o Espírito Santo de Deus. Significa dizer que os autores dos livros da bíblia não escreveram aquilo

que queriam, mas o que Deus queria que eles escrevessem. No Segundo livro de Timóteo, Paulo diz que a Escritura

(bíblia) é divinamente inspirada, portanto, ela é a palavra de Deus para o homem.

Quando a bíblia foi escrita?

bíblia foi escrita em um período de aproximadamente 1600 anos. O livro de Gêneses foi escrito por volta de

1445 AC e o Apocalipse por volta de 90 a 96 DC. O livro de Jó tem data incerta, mas acredita-se que ele seja o livro

mais antigo da bíblia.

A bíblia foi escrita em qual idioma?

O antigo testamento foi escrito em Aramaico e Hebraico, sendo traduzido posteriormente para o grego. O novo

testamento foi escrito em grego.

A bíblia é de fato a palavra de Deus?

John Wesley* fez uma importante declaração a respeito da veracidade da bíblia. Ele declarou que os homens

bons ou os anjos, não podem ser os inventores da bíblia, pois sendo bons eles não poderiam mentir e na bíblia há

inúmeras frases dizendo: "Assim diz o Senhor...",

frases que só podem ser de Deus!

Ainda, segundo ele, a bíblia também não pode ser invenção dos demônios ou de pessoas más, já que

neste caso,

eles estariam escrevendo um livro para condenar eles mesmos.

Por fim, ele conclui que apenas Deus pode ter sido o inventor e criador da bíblia, sendo portanto ela uma

obra de Deus, significa que tudo que ali está escrito é a palavra de Deus e a mais absoluta verdade, pois

Deus é verdade!

A bíblia contém erros?

Não. Por ter sido inspirada por Deus, a bíblia não contém erros, falhas ou mentiras.

A bíblia evangélica é diferente da bíblia católica?

A bíblia é única. Contudo, a bíblia evangélica contém sete livros a menos que a bíblia católica. São eles: 

Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria, Eclesiástico.

Estes livros foram considerados pelos judeus da palestina como não sendo inspirados pelo Espírito

Santo e por isto os evangélicos os rejeitam como parte da bíblia. Outro ponto importante é que o

Novo Testamento não faz nenhuma referência a estes livros. (veja mais)

Qual o propósito da bíblia?

A bíblia é um livro cristológico, isto é, desde o Gêneses ao Apocalipse, tudo aponta para Jesus Cristo.

Portanto, a bíblia é um livro que tem o propósito de apresentar Jesus ao homem.

Existe algo realmente importante na bíblia para a minha vida?

A bíblia é o livro mais sábio e completo que existe. É impossível alguém se envolver com o estudo bíblico

é não sofrer uma mudança de vida. Milhares e milhares de pessoas, entre elas EU, tiveram suas vidas

completamente modificadas com os ensinamentos bíblicos.

 

 

 

Capítulos e versículos da Bíblia

 

 

Cada capítulo está dividido em versículos, ou trechos de algumas linhas ou frases

curtas. Pasuk(pesukim no plural), é o termo hebraico para versículo.A Bíblia contêm 

24 livros para os judeus, 66 para os Protestantes, 73 para os católicos, e 78 para a

maioria dos ortodoxos. Estes livros variam em tamanho, podendo ter de uma única

página até dezenas, mas todos, até os mais curtos, são divididos em capítulos com

cerca de uma página ou duas de extensão.

A divisão judaica do texto hebraico difere sutilmente, em vários pontos, daquela

usada pelos cristãos tanto para capítulos quanto para versículos, por exemplo,

1 Crônicas 5:27-41 das bíblias em hebraico é numerado como I Crônicas 6:1-15

 nas traduções cristãs. Há também pequenas variações entre as versões católicas

e as protestantes.

 

 

 

 

Bíblia Sagrada é a revelação de Deus à humanidade. É a definição

canônica mais curta da Bíblia. Tudo o que Deus tem preparado para

o homem, bem como o que Ele requer do homem, e tudo o que o

homem precisa saber espiritualmente da parte dEle quanto a sua

redenção e felicidade eterna, está revelado na Bíblia. Tudo o que

o homem tem a fazer é tomar a Palavra de Deus e apropriar-se

dela pela fé.

O autor da Bíblia é Deus; seu real intérprete é o Espírito Santo,

e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. O homem deve

ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar

a Bíblia para ser santo ou santificado. A coleção completa dos

livros divinamente inspirados constituindo a Bíblia é chamada de

cânon.

A Bíblia Sagrada é considera por muitos como um livro de leitura

difícil. Difícil porque é antigo, foi escrito por orientais, que têm uma

mentalidade bem diferente da greco-romana, da qual nós descendemos.

Diversos foram os seus escritores, que viveram entre os anos

1200 a.C. a 100 d.C. Isso, sem levar em conta que foi escrita

em línguas hoje inexistentes ou totalmente modificadas, como o

hebraico, o grego, o aramaico, fato este que dificulta enormemente

uma tradução, pois muitas vezes não se encontram palavras adequadas,

mas vale a pena fazer um esforço e lê-la.

Sobre a tradução feita de João Ferreira Almeida 
João Ferreira de Almeida nasceu em 1628, próximo a Lisboa. Convertido

ao protestantismo, iniciou a tradução da Bíblia aos dezessete anos, mas

perdeu seu primeiro manuscrito e reiniciou seu trabalho em 1648. Conhecia

hebraico e grego, e utilizou-se de vários manuscritos dessas línguas para

compor sua tradução. Em 1676, foi concluída a tradução do Novo

Testamento, que só viria a ser publicada em 1681, na Holanda, por

problemas de revisão. Quando ocorreu sua morte em 1691, já havia

traduzido o Velho Testamento até o livro do profeta Ezequiel. 
Seu trabalho foi continuado pelo pastor Jacobus op den Akker, de

Batávia, em 1748. Cinco anos depois, em 1753, foi impressa a primeira

Bíblia em português,Completa, em dois volumes.


ANTIGO TESTAMENTO
O Antigo Testamento conta a história do povo de Israel. Essa história

retrata a fé do povo em e descreve a vida religiosa dos israelitas.

Os autores destes livros escreveram o que Deus fez por eles como

povo e como eles deveriam adorá-lo em resposta a seu amor.

Os livros do Antigo Testamento formam cinco grupos que

abrangem conteúdos semelhantes, e seguem a mesma ordem

cronológica que se acham na Bíblia. 

NOVO TESTAMENTO
Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos discípulos

de Jesus Cristo. Eles queriam que outros ouvissem a respeito

da nova vida que é possível através da morte e ressurreição

de Jesus. Da mesma forma que o Antigo Testamento, o Novo

Testamento também está dividido em grupos de conteúdo

semelhantes, quer pelos assuntos tratados, quer pelos autores

ou pelos objetivos. 

APOCALIPSE
A chave deste livro encontra-se no versículo inicial. "Revelação

de Jesus Cristo". O propósito principal consiste em revelar o Senhor

Jesus Cristo como o Redentor do mundo e Conquistador do mal, e

apresentar de forma simbólica o programa mediante o qual ele desempenhará seu trabalho.

A estrutura do Apocalipse fundamenta-se em quatro grandes 

visões, cada uma das quais iniciada pela frase: "em espírito", e

contém um aspecto da pessoa de Cristo em sua capacidade de julgar o mundo.

 

 

 

 

 

Curiosidades Bíblicas - Você Sabia?

 

1. Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo?
R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.

 

2. Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação?
R: Lamentações, Jonas e Naum.

 

3. Qual o menor livro da Bíblia?
R: II João (possui somente 13 versículos).

 

4. Qual o maior livro da Bíblia?
R: Salmos (possui 150 capítulos).

 

5. Qual o menor capítulo da Bíblia?
R: Salmo 117 (possui 2 versículos).

 

6. Qual o maior capítulo da Bíblia?
R: Salmo 119 (possui 176 versículos).

 

7. Qual o menor versículo da Bíblia?
R: Jó 3:2 (possui 07 letras).

 

8. Qual o maior versículo da Bíblia?
R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres).

 

9. Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras.

 

10. Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 3.566.480 letras.

 

11. Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui?
R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos.

 

12. Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus?
R: Ester e Cantares de Salomão.

 

Gênesis
13. Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas?
R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4:19.

 

14. Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado?
R: Jabal. Gênesis 4:20.

 

15. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?
R: Jubal. Gênesis 4:21.

 

16. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo?
R: Melquisedeque. Gênesis 14:18.

 

17. Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia?
R: Sara. Gênesis 23:1.

 

18. Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando?
R: Gênesis 24:11.

 

19. Quais os nomes dos filhos de Abraão?
R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara)

e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9.

 

Êxodo
20. Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?
R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8,9,10.

 

21. Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?
R: Moisés. Êxodo 4:24,25.

 

22. Qual o sobrinho que se casou com a sua tia?
R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.

 

23. Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para

consumo, porém tornaram-se doces depois?
R: Êxodo 15:23,24,25.

 

24. Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por

perder um dente?
R: Êxodo 21:27.

 

25. Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo?
R: Êxodo 23-20,21.

 

Números
26. Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado

para os amaldiçoar?
R: Balaque, rei de Moabe. Números 22-5,6,12 + Números 23:11,12.

 

27. Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?
R: Balaão. Números 22:25.

 

- A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Tem 66 livros,

sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

 

- O Salmo 119 tem, em hebraico, 22 seções de oito versículos. Cada uma das seções inicia

com uma letra do alfabeto hebraico, de 22 letras. Dentro das seções, cada versículo inicia com a letra da seção.

 

- Que "o caminho de um sábado" era o caminho permitido no dia de sábado; a distância que

ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de

1.200 metros.  - O capítulo 19 de II Reis é igual ao 37 de Isaías.

 

- No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada,

compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada

três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.

 

- A Menor Bíblia A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas.

Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura.

Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode

ser lida com o auxílio de uma lente.

 

- A Maior Bíblia A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros

de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho

ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

 

- Vamos Ler a Bíblia ? A Bíblia contém 31.000 versículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa,

são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a

do Novo Testamento. Para lê-la audivelmente, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de

71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.

 

- Tradução: Você sabia que das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a

Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?

 

- O nome "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI a.C.. Os primeiros a usar

a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C.;

 

- Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1%

do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo

método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo;

 

- É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral,

12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais;

 

- Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias

manuscritas;

 

- A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227, que

viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo

impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações

bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus;

 

- A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões,

utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica;

 

- Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, os textos originais do Antigo Testamento

foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de

consoantes;

 

- A palavra "Hebraico" vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua

peregrinação, vindo da terra de Ur;

 

- Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados

desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos

Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional;

 

- A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata

Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

 

- A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico.

Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)

 

- Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)

 

- O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação.

(Lucas 24:13:18, João19:25)

 

-O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16)

 

- A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões

de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

 

- Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17)

 

- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente

como nos dias de hoje. (Naum 2:4)

 

- A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2)

 

- Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)

 

- O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias.(Isaías 8:3-4)

 

- Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento?
(Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5)

 

- Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T.

num total de 3.828 vezes?

 

- Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.

 

- O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9.

 

- O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13.

 

- O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio.

 

- Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS.

 

- A expressão "Assim diz o Senhor" e equivalentes encontram-se cerca de 3.800 vezes na Bíblia.

 

- A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e

318 no Novo Testamento.

 

- A Palavra "Senhor" é encontrada na Bíblia 1.853 vezes e "Jeová (YHVH)" 6.855 vezes.

 

- A expressão "Não Temas!" é encontrada 366 vezes na Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano!

 

- No Salmo 107 há 4 versículos iguais: 8, 15, 21 e o 31.

 

- Todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.

 

- Para aprender mais, LEIA A BÍBLIA!

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

1- Quais são os livros dos profetas menores?

R: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

2- Quem foram os Patriarcas?

R: Abraão, Isaque e Jacó.

3- Dê os nomes dos Apóstolos que andaram com Jesus.

R: Pedro, André seu Irmão, Tiago e João seu Irmão, Filipe, Bartolomeu, e Mateus, Tiago Filho de Alfeu, Tadeu, Simão o Zelote (um grupo de Patriotas anti-romanos o quarto grupo do judaísmo em ordem são os Fariseus, os Seduceus, os essênios e os Zelotes), Judas Iscariotes.

4- Quantos livros tem a Bíblia no Velho Testamento e no Novo Testamento?

R: 66 Livros sendo 39 no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento.

5- Quantos capítulos tem o livro de Ezequiel?

R: Ezequiel tem 48.

6- Qual foi a pessoa que começou a escrever o livro de Jeremias?

R: Baruque, Jr. 45:1 depois foi colocado fogo no livro então Jeremias reescreveu.

7- Quais são os livros do Pentateuco?

R: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

8- Quem foram os três primeiro reis de Israel?

R: Saul, Davi e Salomão.

9- Qual foi o homem no velho testamento que teve  três ministérios?

R: Samuel foi profeta, sacerdote e juiz.

10- Quem foram os três homens mais fiéis da Bíblia?

R: Noé, Daniel e Jó. Ez. 14:14.

11- Qual o maior Livro da Bíblia e quantos capítulos?

R: Salmos e tem 150 capítulos.

12- Quem foi o profeta que andou nu e descalço?

R: Isaias, Is. 20:2 e 3.

13- Qual o nome das esposas de Abraão, Isaque e Jacó?

R: Sara, Rebeca e Raquel.

14- O que está escrito em Mateus 1:1?

R: Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

15- Quantos anos tinha Jesus quando foi morto e ressuscitado?

R: 33 anos.

16- Tinha um irmão gêmeo que me vendeu seu direito a ser abençoado por nosso pai. Quem sou eu?

R: Jacó.

17- Por trezentos anos andei com Deus. Quem sou eu?

R: Enoque Gn. 5:22.

18-  Reconstruí os muros de Jerusalém em 52 dias. Quem sou eu?

R: Neemias.

19- Sou o único apóstolo que ficou cego. Quem sou eu?

R: Paulo.

20- Nas águas fui levado, no império fui criado e no deserto fui casado. Quem sou eu?

R: Moisés.

21- Quem foi o profeta que casou com uma prostituta?

R: Oséias.

22- Quem é o apostolo do Amor?

R: Apostolo João.

23- Qual era a profissão de Neemias no palácio?

R: Copeiro do Rei.

24- Onde está escrito a primeira profecia Messiânica.

R: Em Gênesis 3:15

25- O que está escrito em Romanos 8:31?

R: Que diremos pois esta coisas? Se Deus é por nós quem será contra nós?

26- O que está escrito em Mateus 6: 9 ao 13?

R: A oração modelo.

27- Qual é a principal mensagem de Isaias 53?

R: Profecia acerca do Messias.

28- Quem escreveu o Salmo 90?

R: Moisés.

29- Quem escreveu o Livro de Salmos em sua maioria?

R: Davi.

30- Que voto tinha Sansão antes de perder a força?

R: O voto de Nazireu.

31- Qual foi o profeta que escreveu sobre o atalaia?

R: O profeta Ezequiel nos capitulos 3 e 33.

32- Quais são os Evangelhos.

R: Mateus, Marcos, Lucas e João.

33- Quem escreveu o Livro do Apocalipse?

R: Apóstolo João.

34- Quem foi o imperador da Babilônia?

R: Nabucodonosor.

35- Quanto tempo Israel ficou cativo no Egito?

R: 430 anos.

36- Quantos anos formaram o “tempo de silêncio” entre o novo e o velho testamento?

R: 430 anos.

37- Cite o nome de 10 profetas.

R. Isaias, Daniel Jeremias, Ezequiel, Oseías, Joel, Obadias, Zacarias, Malaquias e Habacuque.

38- Qual era a função de Arão irmão de Moisés?

R: Ele era sacerdote.

39- A quem Deus revelou os dez mandamentos?

R: Moises.

40- Quem mais escreveu Livros Bíblicos?

R:  O Apóstolo Paulo (13 Cartas).

41- O que significa Gênesis?

R: Começo ou inicio.

42-Quem apareceu no monte com Jesus?

R: Moisés e Elias.

43-Quem era o rei judeu na época de Jesus?

R: Rei Herodes.

44- Que Apóstolo foi morto por Herodes?

R: Apostolo Tiago.

45- Como morreu Judas Iscariotes?

R: Ele se suicidou.

46 -Qual são os únicos  livros na bíblia onde que não aparece o nome Deus?

R: Ester e Cantares de Salomão.

47- Qual o nome mais comprido e estranho de toda a bíblia?

R: Maersalalhasbas – filho de Isaias. (Isaías 8:3-4)

 

Deus abençoe à todos,

 

 

 

1

 

Blog

Primeiro Blog

01/10/2011 06:46
EBDMINISTREECIA.WEBNODE.COM.BR TODOS OS INTERLIGADO A NOSSA  EQUIPE EBD E O MUNDO TEOLOGICO E AMIGOS.

Blog

Primeiro Blog

01/10/2011 06:46
EBDMINISTREECIA.WEBNODE.COM.BR TODOS OS INTERLIGADO A NOSSA  EQUIPE EBD E O MUNDO TEOLOGICO E AMIGOS.